HÁ “SEMELHANÇA” HOJE COM 1964?!... 15h24min.

Março se “foi,” abril começa hoje, cheio de expectativas. A cada dia recrudesce a polarização dos “contra” e dos a “favor”, muitos até partem para radicalismo, que nunca foi bom para Democracia.

O Brasil é um só, não se deve primar pelo radicalismo; há um partido que completará este ano 14 anos no poder, aliás, o continuísmo não é salutar a Democracia, pois pode induzir a “acomodação” e as benesses do poder...

Ultimamente a palavra muito usada é “golpe” e há até o absurdo de se comparar os fatos de hoje, daqueles que ocorreram há 52 anos. Não qualquer tipo de semelhança; nem chegou a ser votado o impedimento de um presidente, que mesmo na condição de vice, eleito pelo voto popular, com a renúncia de Jânio, assumiu legitimamente, porém, com “restrições” de poder, pois houve a “imposição” do Parlamentarismo, que causou surpresa aos brasileiros que evidenciaram aquela época...

Houve então um referendo popular, e o sistema anterior, retornou com amplos poderes ao Presidente... Jango Goulart acabou enfrentando uma crise econômica e política de dimensões fora do comum; bem mais tarde é que fomos entender; é provável que as “celebres” passeatas “pela pátria e pela família”, eram até, podemos afirmar, “impulsionadas” por forças que vinham de fora...

Bem diferente do processo democrático de hoje, em que se dará a Presidente amplos poderes de defesa, para provar sua inocência, pois quem não deve não teme; Jango, porém, não foi lhe dado isto, foi arbitrariamente deposto; sendo um estadista, colocou o seu direito em segundo, pois para permanecer no poder, haveria inevitavelmente uma guerra civil...

Por último vivíamos uma situação atípica, duas correntes políticas e econômicas disputavam sua predominância; EUA e URSS, os primeiros temendo que esta pudesse instaurar sua modalidade de governo: o comunismo começaram a exercer forte “influência” e até mesmo, “depor” vários governantes legitimamente eleitos pelo voto popular, pois eram vistos com “reservas”, com tendências avançadas para um país mais justo e solidário. Os fatos foram ocorrendo; Brasil, Chile, Argentina e outros...

A idéia utópica do sistema comunista, “ruiu” em 1989, com a queda do muro de Berlim; na realidade não somos “iguais”, cada um traz sua “bagagem”, de suas existências pretéritas; fazemos votos que em breve o país, encontre uma solução constitucional, se Dilma “sair” que assuma o vice, que seria pelo menos um fato novo, pois nosso momento atual parece uma “agonia” sem fim; a nação está carente de Esperança, de Entendimento e Paz, com menos “picuinhas”, que não somam somente dividem...

Não há qualquer semelhança, os de agora e dos fatos ocorridos em 1964; apesar dos erros e acertos dos 21 anos de autoritarismo; questionamos que seria o Brasil hoje se tivéssemos “enveredado” por uma regime semelhante a Cuba, em que arbítrio vigora a quase seis décadas... Obama foi lá, e este em (Fidel) em troca escreveu: não precisamos dos “presentinhos” dos americanos... 16h34min.

Curitiba, 01 de abril de 2016 - Reflexões do Cotidiano – Saul

http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 01/04/2016
Código do texto: T5591913
Classificação de conteúdo: seguro