O MODO DE ESTUDAR. TOMÁS DE AQUINO.

SOBRE O MODO DE ESTUDAR

Tomás de Aquino

"Já que me pediste, frei João - irmão, para mim, caríssimo em Cristo -, que te indicasse o modo como se deve proceder para ir adquirindo o tesouro do conhecimento, devo dar-te a seguinte indicação: deves optar pelos riachos e não por entrar imediatamente no mar, pois o difícil deve ser atingido a partir do fácil. E, assim, eis o que te aconselho sobre como deve ser tua vida:

1. Exorto-te a ser tardo para falar e lento para ir ao locutório.

2. Abraça a pureza de consciência.

3. Não deixes de aplicar-te à oração.

4. Ama freqüentar tua cela, se queres ser conduzido à adega do vinho da sabedoria.

5. Mostra-te amável com todos, ou, pelo menos, esforça-te nesse sentido; mas, com ninguém permitas excesso de familiaridades, pois a excessiva familiaridade produz o desprezo e suscita ocasiões de atraso no estudo.

6. Não te metas em questões e ditos mundanos.

7. Evita, sobretudo, a dispersão intelectual.

8. Não descuides do seguimento do exemplo dos homens santos e honrados.

9. Não atentes a quem disse, mas ao que é dito com razão e isto, confia-o à memória.

10. Faz por entender o que lês e por certificar-te do que for duvidoso.

11. Esforça-te por abastecer o depósito de tua mente, como quem anseia por encher o máximo possível um cântaro.

12. Não busques o que está acima de teu alcance.

13. Segue as pegadas daquele santo Domingos que, enquanto teve vida, produziu folhas, flores e frutos na vinha do Senhor dos exércitos.

Se seguires estes conselhos, poderás atingir o que queres.

Saudações."

---------------------------------------------------------------------------------

O "De modo studendi" é concentração de princípios destinado aos que têm necessidade de saber com fundamento na serenidade que galvaniza o conhecimento. Tomás tinha por meta o ensino, e por isso deixava seus trabalhos principais para responder cartas de seus irmãos dominicanos. A vida de um filósofo é aprender para ensinar.

João, o destinatário da missiva,tinha a afoiteza por saber impulsionada pela ansiedade. Queria mergulhar no "oceano da sabedoria", e por isso questionou o mestre quais caminhos mais rápidos que o levassem ao seu intento.

Tomás, que tinha no tempo um grande elemento na equação do saber, explica ao ansioso Frei João que inexistem atalhos, mas penosa via para aos poucos arregimentar o objetivo que nunca se esgota,o saber. E mais importante, se chega ao difícil iniciado no fácil.

O verbo incedere, caminhar, marchar, deve ser observado. Como deixava claro na vestibular questão da Summa, indicando a procura pela razão humana da verdade mais elevada. O tempo, o "bonus cooperator", é o único e necessário aliado para a descoberta do "tesouro do conhecimento".

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 01/04/2016
Reeditado em 01/04/2016
Código do texto: T5591504
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.