O Japão e as baleias

Cercado de mar por todo lado, o Japão tem um relacionamento ancestral com a pesca. E sua parte mais visível, não sem razão, e até bem mais conhecida do que aquele peixe venenoso, cujo manjar dizem provocar divino gozo, é a caça às baleias. Singram os sete mares os pesqueiros japoneses atrás desse sedutor cetáceo. E o que antes era uma aventura, digna de entrar pros capítulos de saga, epopéia, virou hoje - com o advento de instrumentos ultramodernos de dectecção e de enfrentamenteo - virou simplesmente uma brincadeira mortífera.

As convenções internacionais de conservação e proteção da vida marinha impõem, no entanto, severas restrições à matança considerada predatória dos cardumes. E, ao que parece, em razão da tradição pesqueira do país, abriu alguma exceção para o Japão. É o consuma com moderação, aplicado às complexas e tensas relações internacionais.

E taque vigilância aí. Há organismos internacionais, sobretudo ONGs que andam zelosamente cumprindo esse papel. Contudo, depois que, dia desses, a imprensa mostrou graficamente um abate monstro de trezentos animais, as autoridades pesqueiras do país vieram com a desculpa esfarrapada demais: a matança foi feita para fins científica pesquisa.

Maior cara de pau, se precisa?

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 30/03/2016
Código do texto: T5589832
Classificação de conteúdo: seguro