Barbearia

Acho que só os mais adentrados nos anos ainda recordam das barbearias. Os jovens de hoje nunca entraram numa delas. Nunca ouviram aquela famosa pergunta depois do corte do cabelo: "Qué taico ou qué qui móie?"

Quase não existe mais barbearias. Agora é só salão de cabeleireiro (cabeleireira), tudio unissex. O barbeiro virou cabeleireiro. INfelizmente. Mas algumas barbearias ainda resistem impávidas e com as mesmas características do passado: tamboretes, jornais velhos, revistas antigas, calendário de mulher nua na parede, a cadeira do barbeiro e, o mais importante, o clima, o bate-papo, o boato, o fuxico e, claro, as mentiras, principalmente as cabeludas. Estas sempe foi o que mais gostei nas barbearias. Sempre foi o que mais gostei nesses locais. Adoro ouvir mentira bem contada, e as das barbearias são fopra de série.

Ainda hoje, apesar dos achaques da idade, todo mês pego dois ônibus para ir cortar o cabelo numa barbearia de um bairro afastado, só vai lar quem tem negócio e gosta de ouvirf mentira bem contada. Lá parece que o tempo parou, como nos romances de Garcia Márquez. Não mudou nada. Tanto o barbeiro como alguns habituês fixos ciontam causos exagerados. Não há pressa, ningupem olha pro relógio, o foco é o bate-papo e as mentiras. O barbeiro é um contador de causos moderado, mas o seu repetório é inesgotável, mas não é um craque. Não é criativo. Isso fica por conta de um funcionário aposentado doestado, foi porteiro de um hospital, mas diz queera superintendente, a palavra lhe dá status. Está com os 80 anos, mas durinho, saudável, de bem com a vida. Parece que a mentira conserva. Da íltima vez que estivera lá, enquanto o barbeiro contava um causo repetido sobre uma caçada, ele chegou, cumprimentou, passou a vista nos jornais velhos e revistas antigas, ascendeu seu cigarro pacaia, fede que soa gota serena, esperou que o barbeiro terminasse a sua narrativa mincha e então devagar, polido, de maneira séria disse que atualmente está fazendo meditação, mas não era ioga,mas algo novo, inventado por ele mesmo. Afirmou que só consegue entrar em transe sozinho no seu quarto deitado na cama, que quando entra no estado "alfa", costuma ficar suspenso quase um metro da cama, depois volta levemente. Mais: que costimava enxergar as coisas comose estivesse sucedendo em outro planeta, tudo colorido. Mas o mais intressante foi um ponto: revelou que nesse estado "alfa" coma força da mente olha para a lampada do teto e diz mentalmente, "acende lâmpada", e a lâmpada acende; depois ordena, "apaga lâmpada", e a lâmpada apaga. Vale a pena ser vitima de "caminhode rato" na cabeça para ouvir esse tipo de mentira. Achei arretada.

Mas da última vez que estive na barbearia, recentemente, depois de pegar dois ônibus lata de sardinha, cheguei na barbearia doido para ouvir mentira, tanto as caçadas do barbeiro como a medição do expert na matéria, o velho cobrão nessa arte dificil. Qual o quê! Quando entrei estava o maior fuzuê, uma discussão braba entre o barbeiro que é luluista e o velho que ainda é larcedista. Um defenendo Lula e Dilma e o outro descendo a lei nos dois. estavam quase partindo para o desforço físico, com muita dificuldade, junto com outro habituês, separamos os dois. Mas o velho foi embora, dizendo que nunca mais bota os pés na babearia. Fiquei tao triste que nem fiz o cabelo, voltei para casa pegando dois ônibus na volta ecertoque nem as raras barbearias escapam do tumulto da crise. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 29/03/2016
Código do texto: T5589121
Classificação de conteúdo: seguro