Pátria Minha

Não sou ligado às exarcebações cívicas. Nunca me vesti de verde amarelo (acho algo apapagaiado), assim como não vistocamisa vermelha. PPrefiro ascores mais discretas. Também não sou de me arrepiar vendo bandeira tremular e nem ouvindo a aeccução de hino. Nunca decorei a letra do Hino Nacional, nem me lembro de ter tentado cantar o hino.

Mas amo a minha pátria: o povo, os costumes, a música, o folclore, as virtdes e até os defeitos do povo. Adoro o nosso patropi. Não conseguiria viverfora do Basil.

Quando era mais novo era radical paca. Lembro que quando ouvi a música "Sabiá", de Chico Buarque e Tom Jomim, nao gostei e achei, pasmem, bem empregada a vaia que deram bnos compositores e na música. Mas anos depois, quando ouvia "Sabiá" os meus olhos marejavam. Entendio que aquilo era uma prece musical. Um sentimento verdadeiro, o sentimento de quem não podeviver fora do seu país, e quano isso acontece ele quer voltar de todo jeito.

Patriotimo é algo relativo, nem tudo que parece ser patriotismo é verdadeiro. A bem, daverdade não gosto muito do termo patriotismo, acho meio belicista, prefiro amor telúrico, sem se rasgar, amor verdadeiro sem necessidade de estufar o peito... Amar a pátria é respeitá-la, ajudaá-la, nao atentar contra os seus valores e principalmente nao tramar pela interrupção do processo democrático. Quem ama o Brasil não asga a Constituição.

Amora terra é um amor constante. É aquele amor que tao bem definiu Francisco Julião: "Amor é oferta permanente e renúncia de todos os dias. É mais porque é dádiva e humildade". Este deve ser o nosso amor pela pátria.

Vinicius de Morais escreveu o mais belo poema sobre a a pátria, intitulado "Pátria Minha", num dos versos ele disse: "Ponho no vento o ouvido e escuto a brisa/ que brinca em teus cabelos e te alisa/ Pátria minha, e perfuma teu chão.../ Que vontade vem de adormecer-me/ Entre teus doces montes, pátria minha/ Atento à fome em tuas entranhas/ e ao batuque no teu coração".

Que Deus proteja o Brasil. Inté,

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 28/03/2016
Código do texto: T5588122
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.