CURITIBA, 318 ANOS... * COM ALGUMAS DIVAGAÇÕES.

Com muitas festas a cidade * comemorou estes mais de três séculos de sua fundação; se dividirmos por cinco estes 318 anos daria hipoteticamente cinco gerações de 63 anos e seis meses...

29 de março de 1693 é data de sua fundação, porém, não há um consenso entre alguns historiadores, todavia esta polêmica não serve para impedir as justas comemorações externadas pela grande maioria dos paranaenses...

É evidente que os primeiros moradores, emigraram de outras plagas e, aqui veio tentar sua sorte, em buscas de riquezas, tendo no labor do garimpo, junto aos rios sua principal atividade; associado com certeza à caça e a pesca...

Vidas extremamente simples, com carência de quase tudo; algum tempo depois edificaram a primeira igreja, - atual Catedral. - a primeira praça - a atual Praça Tiradentes. - e as rudimentares ruas que começavam dar vida a futura cidade; somente no final do século XIX, começaram a circular os primeiros bondes, com tração animal, os precários “ônibus”, somente décadas depois, que foram os primeiros passos no transporte coletivo...

As cidades não estão prontas, seguem em permanentes transformações: como se sentiriam os seus primeiros habitantes, a primeira geração, se a vissem agora?

Com a Região Metropolitana, devem somar mais de três milhões de habitantes, que vivem, trabalham, sonham e esperam permanentes melhorias, que venha de encontro a melhorar suas condições de vida.

São permanentes desafios aos administradores, para equacionarem os problemas urbanos; agora de uma grande cidade: Educação, Saúde, Trabalho, Segurança, Lazer; e o comportamento heterogêneo de seus habitantes; dificultam os próprios avanços, atitudes não condizentes de cidadania, em que alguns persistem em viver à margem das Leis; comportamentos negativos, que interferem e dificultam a vida dos cidadãos, que primam por exercer a cidadania, nos mínimos detalhes de seu dia-a-dia...

São os problemas inerentes as grandes cidades; atos de vandalismo, a violência urbana, que exigem permanentes esforços de seus administradores visando dar soluções, ou ao menos amenizarem os “conflitos”, mas com certeza se chegará a denominador comum: “O Bem sempre vence o mal”...

Ontem numa radio* ouvimos a entrevista do Senhor JL. Que foi Prefeito por três vezes; no decorrer da entrevista, abordou a questão do metrô, assunto tão em voga no momento, disse que o mesmo é somente viável sua construção no início das formações das cidades, citando Londres, em que a implantação do metrô foi feito muito antes da aparição do automóvel; defendeu que o atual sistema de transporte coletivo, ainda, pode ser melhorado: mais ônibus na hora de maior procura... - com a entrada dos novos expressos, com maior capacidade de transporte de passageiros e conforto aos seus usuários; com a afirmação que são os maiores ônibus do mundo com vinte e oito metros de comprimentos... -

Segundo informações** “aportam” na cidade 900 novos carros por semana; onde encontrar “espaços” de locomoção para estes novos “habitantes”?

É um permanente impasse de difícil solução, por mais que a Prefeitura tente inovar as vias de locomoção “sistemas - binários”; terá obrigatoriamente que tomar uma inadiável opção: quem deve ter prioridades, o transporte “individual” ou o coletivo? A razão nos diz que é o segundo...

Passamo-nos, a cidade fica e certamente se encontrará soluções para os problemas que afligem hoje...

Não poderíamos encerrar nossas Reflexões do Cotidiano de hoje, sem mencionar algumas palavras em louvor ao ilustre brasileiro* que partiu ontem; no exato dia que nossa cidade festejava mais um aniversário.

Aos 79 anos, nos dando uma lição de vida, de Fé, de persistência e de esperança no destino de nosso país; aos 70 anos na condição de um empresário de sucesso na indústria têxtil, com atuação de destaque a nível nacional e mundial, é convocado e aceita ser o vice de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002 e 2006, dando credibilidade e suporte a sua candidatura; na época, - na primeira eleição. - o dólar a quatro reais, a inflação em alta e risco Brasil nas alturas; foi de extremada validade a sua participação, somou de maneira inquestionável para a concretização da vitória; do torneiro mecânico, do líder sindical, do primeiro operário que se apresentava com reais possibilidades de governar o Brasil...

E, inegavelmente o país lucrou nestes oitos anos de seu governo; muito de deve a este ilustre brasileiro; quando chamado ao “desafio”, já tinha se instalado em seu organismo os sintomas da pertinaz doença, isto, porém não o fez esmorecer, muito pelo contrário, não o abalou, continuou trabalhando, sem e queixas, nos dando a todos um exemplo de vida, que os ideais que acalentam o ser humano estão, para alguns, acima das próprias limitações físicas...

Que Deus na Sua Magnânima Bondade, o abençoe pela sua missão cumprida, com denodo, com a crença inabalável, que Viver Trabalhar e Amar vale à pena...

* CBN

* Jornal Local da Band

* José de Alencar

Curitiba, 30 de março de 2011- Reflexões do Cotidiano – Saul * Hoje é 28 de março, portanto, amanhã serão os 323 anos de fundação de Curitiba; a festa foi antecipada para ontem, domingo, foram mais de 15 mil pessoas ao Parque Barigui; no final das festividades foi distribuído um pedaço de bolo aos presentes; este media 150 metros e pesava 600 quilos.

http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 28/03/2016
Código do texto: T5587385
Classificação de conteúdo: seguro