Reputação

Eu me lembro do caso da Escola de Base de Brasília. Fizeram toda espécie de acusação.destruiram a reputação de váris pessoas, infelicitaram a vida de várias famílias e, pasmem, todos eram inocentes. Mas a reputação dessas pessoas já era.

Vejam bem, acho que a justiça só deve decretar a prisão preventiva de alguém se tiver mesmo provas cabais e contundentes de sua prevaricaçao, nunca com base em ilações ou delações sem provas.

Acho que prender alguém apenas por suspeição ou ilação é algo que fere os direitos humanos. Pode-se investigar sem necessidade de prisões ao arrepio da lei, mesmo que uma autoridade tiver decretado. Ou estados num estado de direito ou não estamos.Que se aprofunde investigações até ter as provas. Prender sem provas cabais é um acinte às leis e às garantias constitucionais. Mais: não existe motivo para a espetacularização das prisões, avisando com antecedênciaà mídia para se desmoralizar os presos. E se as pessoas presas fprem inocentes? Jamais vão recuperar sua reputação.

Não sei, mas acho que nos países desenvolvidos e mais civilizados só se prende com prova cabal e não há espetacularização das prisões. Mais, nesses países os juízes sao discretos, evitam câmeras e microfones. Aqui parecem papagaios sempre falando, dando pitaque, entrevista, opinião, falando pelos cotovelos. Ah, Brasil. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 25/03/2016
Código do texto: T5584721
Classificação de conteúdo: seguro