VINTE ANOS DEPOIS... (Allan Kardec)

(Continuação: Os Reveses de Cada Um...).

Vinte anos se passaram céleres em sua vida; após o encerramento de seu Colégio; foram oito anos de profícuo e árduo trabalho, junto com aquela que se tornara sua esposa e incentivadora para que pudesse superar aqueles momentos difíceis e tivesse condições para um novo recomeço; os livros iam surgindo, contendo propostas novas e melhorando o ensino na sua pátria de origem * que, inegavelmente se mantinha vanguarda em todas as áreas do conhecimento humano da época; berço do escritor *, que se tornaria destaque, em que suas obras literárias iriam muito além de suas próprias fronteiras...

O monumento símbolo da cidade seria construído trinta e cinco depois; * e bem mais tarde o primeiro voo nos céus, que caberia a um dos mais ilustres brasileiros, * que deu início ao homem, a liberdade de voar, imitando os pássaros que a incontáveis anos, cruzam os horizontes vencendo a lei da gravidade...

Era um dia como outro qualquer, tinha perto de cinquenta anos, alma lúcida, sempre disposta a analisar, pesquisar e aí sim, ter condições de opinar. Neste dia, por “acaso” se encontra com Sr. Fortier, (1854) ligado às pesquisas do magnetismo, já se conheciam há algum tempo, após os cumprimentos habitais, estava eufórico para transmitir as “novidades”; está sabendo amigo Rivail, - há amizade de algum tempo dava a ele esta liberdade. - que nos salões de festas de nossa cidade, em dado momento estão reservando um espaço dedicado às “mesas girantes”? Como? Pergunta ele, e este responde; algumas pessoas se sentam em torno de uma mesa, colocam as mãos sobre ela, e um grande público fica em volta observando; a mesa se movimenta independente da vontade das pessoas, embora o amigo continuasse entusiasmado, ele houve cético, agradece e se despede, para voltar aos seus afazeres habituais...

Passam-se mais alguns dias e novo e inesperado reencontro, o amigo está mais eufórico e entusiasmado para dar novas notícias; - sabe Rivail, as mesas além de girarem estão respondendo perguntas... Ele continuava um pouco descrente; mas pesquisador nato diz: ás mesas para responderem perguntas tem que ter cérebro; foi convidado e incentivado pelo amigo, marcar um encontro para assistir a uma reunião. No dia e hora combinado comparece. Cauteloso, observa os mínimos detalhes, e sente ali estava ocorrendo um fenômeno além das percepções físicas e que deveria merecer uma pesquisa séria, para se tirar proveito do que estava por detrás disto...

Três anos depois, aquilo que parecia ser uma reunião frívola, sem objetivos sérios, após muita dedicação e constante trabalho de pesquisador e Coordenador, é finalmente lançado o célebre livro, * que até hoje tem o seu encanto para almas que avidamente procuram uma solução aos questionamentos existenciais; Quem somos? De onde viemos? E para onde vamos? As 1018 perguntas e respostas continuam sendo as chaves para as respostas as nossas indagações; nos momentos de tristeza; parece que vão nos faltar forças para superar as agruras da vida, é o farol que ilumina e aponta o caminho que vêm de encontro as nossas necessidades; hoje, amanhã e sempre...

Perto de quinze anos se passaram, após aquele memorável encontro que o despertou a lançar-se a investigar e pesquisar o que estava por trás daqueles fenômenos ostensivos; foram anos de trabalhos de dedicação e incansável esforço para dar um suporte doutrinário, lógico as leis da espiritualidade em que os mundos e os seres humanos estão subordinados... No dia 31 de março de 1869, em pleno trabalho parte, deixando para a humanidade um rastro de luz! Que continua ao alcance de nossas mãos, ao folhearmos os seus livros; se para alguns é difícil achar tempo para ler e estudá-las, imagine a ele que em condições totalmente adversas teve a capacidade escrevê-las, com análise minuciosa, para que os conteúdos não dessem margens a interpretações dúbias...

A Revista Espírita, fundada por ele em 1858; somente os artigos para ler, coordenar e editar é um monumental labor que duraram 12 anos - mensalmente. - até o mês de seu desenlace; como conseguiu tempo para tanto trabalho? Certamente, as almas missionárias sempre têm tempo... Na ocasião de seu desenlace, a edição de abril já estava sendo entregue aos assinantes, razão pela qual a notícia de seu falecimento somente saiu no mês de maio. Transcrevemos o tópico final destas mais de sete folhas que homenageavam seu trabalho dedicado nos últimos anos à edificação da Doutrina Espírita...

*”Uma individualidade poderosa constituiu a obra, era o guia e a luz de todos. A obra, sobre a Terra, nos tornará lugar do indivíduo. Não se reunirá em torno de Allan Kardec; reunir-se-ão em torno do espiritismo tal como constituiu, e por seus conselhos, sob sua influência, avançaremos com passos certos para as fases felizes prometidas à Humanidade regenerada.”.

Finalizamos com a mensagem abaixo, que enaltece a missão que viera predestinando.

7 de maio de 1.856 Óbras Póstumas

(Em casa do Sr. Roustan; Médium: Srta. Japhet)

Aquele que mais tarde seria conhecido por Allan Kardec, recebe uma comunicação pessoal: Minha Missão.

P.- (a Hahnemann) - Outro dia os Espíritos me disseram que eu tinha uma importante missão a cumprir e mostraram-me se objetivo. Gostaria de saber se o confirmais.

R. – Sim, e se interrogares tuas aspirações, tuas tendências e o objeto quase constante de tuas meditações, isto não deve surpreender-te. Vais realizar aquilo com que sonhaste durante longo tempo. Cumpre que trabalhes ativamente nisso para estares pronto, porque o dia está mais próximo de que pensais.

P. – Para cumprir essa missão, como a compreendo, são necessários meios de execução que ainda não estão em meu alcance.

R. – Deixa a Providência agir e ficarás satisfeito.

*Paris-França

*Victor Hugo 26/02/1 802 - 22/05/1885 O seu romance Os Miseráveis é conhecido mundialmente.

* A Torre de Eiffel foi inaugurada em 1889

* O ilustre brasileiro Alberto Santos Dumond. 20/07/1 873-23/07/1932 É considerado o Pai da Aviação. Este histórico vôo foi realizado em Paris, em 23/10/1906.

A primeira edição de O Livro dos Espíritos foi em 18 de abril de 1857

Alguns nomes e datas foram compilados do Google.

Buscamos algumas fontes no volume dois de: Allan Kardec ( Pesquisa Biobibliográfica e Ensaios de Interpretações.) de Zêus Wantuil e Francisco Thiesen da FEB 1978

*Revista Espírita Tomo XII- Maio de 1869; publicado pelo Instituto de Difusão Espírita, tradução de Salvador Gentile; primeira edição 1.000 exemplares – dezembro/2.001.

Curitiba, 10 de janeiro de 2.012- Reflexões do Cotidiano- Saul Hoje é 24 de março de 2016

http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 24/03/2016
Código do texto: T5583455
Classificação de conteúdo: seguro