Campanha da Legalidade

Quando Jânio renunciou em 1961, o vice-presidente Jango Goulart estava na China. A posse dele seria algo natural, mas os militares e a direita reacionária e fascista resolveram impedir a sua posse. Foi então que o governador do Rio Grande do Sul, à época, Leonel Brizola se rebelou contra o golpe, convocou o povo, conseguiu o apoio do Terceiro Exército comandado pelo General Machado Lopes e deu início a uma Campanha da Legalidade pela Rádio Guaíba que contagiou todo o país. Essa rsistência fez com que os miliraes e a direita cedessem em parte e Jango assumiu no sistema parlamentarista, contra a vontade Brizola, e depois por intermédio de um plebiscito conseguiu os seus poderes constitucionais. Em 64 foi derrubado por um golpe militar clássico e apoiado pela CIA.

É dessa Campanha da Legalidade que me lembro quando vejo esse golpe em gestação no Brasil. Um golpe que, diferente dos anteriores, não cnta com o apoiio dos militares, mas da direita fasciata e dos meos de comunicação e,quem sabe, de um suporte da CIA. É preciso ressurgir a Campanha da Legalidade. Sim, eu sei que não temos hoje um Brizola,mas, gente, naquele tempo só um governador resistiu, hoje temos os goverandores do Maranhão, Baahia, Minas, Acre, Cear´´a, Bahia, Piauí e a simpatia dos da Paraáibae Alagoas, aalém do do Rio de Janeiro. Mais: em vez da Rádio Guaíba, há as redes sociais, rádios independentes, MST, CUT, UNE, os setores da Igreja como Cimi, Pastoral da Terra e bispos democratas, além dos evangélicos que são contra o golpe. Que se diga que há ainda os artistas e intelectuais que sempre defenderam a democracia e a liberdade. Esse conjunto de forças consguiria deter o golpe. Mas não apenas realizando eventos em recintos fechados. Não apenas divulgando uma frase, "Não vai ter golpe!", mas colocando gente na rua. Criandoauma espécie de "Diretas Já!".

Que falta faz Brizola. O seu exemplo ilumina. A Campanha da Legalidade tem ques ser iniciada.. Urgente. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 24/03/2016
Código do texto: T5583323
Classificação de conteúdo: seguro