UM DIA O SEU FILHO VAI MORRER
Hoje em um telejornal, mais uma vítima da violência disse algo, que eu já sabia, mas nunca tinha parado pra pensar. Ela falou que nós estamos anestesiados, que a verdadeira guerra civil que estamos vivendo já se tornou “normal”, parece que jamais vai acontecer com a gente, sempre com o outro, mas nunca com a gente mesmo. Daí, resolvi pensar, qual foi à primeira cena de violência que eu vi? Infelizmente eu tinha três anos, e assistia a um filme desses de super-heróis, havia sangue e violência pra todos os lados, e pra mim era tudo normal, até estranhava quando um filme ou desenho não usava destes artifícios para prender os telespectadores. Cresci e a banalização da criminalidade só fez aumentar. Como que podemos assistir uma notícia de chacina e depois fazer sexo? Como? Cheguei à conclusão que nós não temos coração. Vemos essa guerra e ficamos em casa vendo novela, somente aumentando a nossa dose de anestesia. Também sei que só há um remédio, quando a violência se abate em nosso lar. Quando os nossos parentes, amigos, filhos, somente quando eles começarem a pagar pela nossa falta de amor e, infelizmente, daí vai ser tarde demais. Temos que agir, não só se indignar enquanto tomamos aquela cerveja. Temos que fazer algo, porque seremos nós mesmos as vítimas daquilo que plantamos.
Mas brasileiro sempre deixa pra depois, e também sei que enquanto o seu filho, pai ou amigo, enquanto estes não pagarem pela banalização da violência, você não vai se levantar do sofá.