DIA MUNDIAL DA ÁGUA.

O dia de ontem, foi dedicado mundialmente ao dia da água. Sem ela, não haveria vida, do modo como a vemos e entendemos; condicionado à visão de nosso “Planeta Azul”, em que, 4/5 do globo terrestre é deste precioso líquido. Por “coincidência” o corpo humano é composto de 70 a 75% de água...

Há um mecanismo Divino, com os permanentes ciclos das chuvas, que permitem a renovação e manutenção da complexidade do que denominamos Vida!

97% são formados pela água do mar; * 1,75% em forma de gelo; 1,24% estão no subsolo; 00,3% estão na superfície, principalmente em lagos e rios. Muito embora esta percentagem pareça ser diminuta, seria suficiente, se fosse bem usada e distribuída sem falhas dos sistemas. Com um uso mais racional, daria condições para que mais de um bilhão** de pessoas no mundo, tivessem acesso à água potável.

O Brasil consome aproximadamente 10, 402 trilhões de litros que é o consumo médio anual. Segundo os dados desta reportagem, ** 70% deste total, 7, 281 trilhões de litros são usados pela agropecuária, que acaba desperdiçando 3 bilhões de litros. A indústria consome 20% deste montante; restando 10 % é para o consumo humano; Além do desperdício na agropecuária, - segundo a reportagem. - há uma grande perda no sistema até à água chegar ao consumidor. “Do mesmo modo cada 100 litros de água tratada que saem para distribuição 50 é perdido, sendo necessário uma reforma do sistema”.

Afirma esta reportagem que o consumo médio de cada pessoa é de 150 litros por dia. Temos certeza, - por experiência própria. - que é possível diminuir este consumo em até 20% com atitudes simples, na higiene pessoal, usando um copo, para enxaguar a boca após escovar os dentes, banhos menos demorado, evitar o uso constante de lavar as calçadas, com mangueiras, usando o balde, do mesmo modo com o carro. Evitar de lavar a louça com a torneira aberta; pode-se usar uma vasilha com água morna e somente usar a torneira para enxaguar a louça; com esta simples atitude se economiza 2/3 da água que seria usada.

São procedimentos simples, que exigem um pouco de disciplina, atitudes aparentemente despretensiosas, mas que, somadas a de muitos outros, resultará em benefício de muitos, que neste exato momento, não tem acesso à água potável, e em decorrência têm constantemente sua saúde abalada, não deixa de ser um exercício de cidadania. É nos pequenos gestos que somamos para um mundo melhor; talvez, o nosso “vizinho” ainda não despertou esta consciência, mas o importante é fazermos neste momento a parte que nos cabe...

*Estes dados houvimos no programa Canal Aberto do Vereador Algaci Túlio

** Os números foram compilados da excelente reportagem Vida e Cidadania da Gazeta do Povo, do dia 22 de março de 2.012, dedicado ao Dia Mundial da Água.

Curitiba, 23 de março de 2.012 - Reflexões do Cotidiano – Saul

http://mensagensdiversificadas.zip.net ou http://mensagensespiritas.vilabol.uol.com.br

Em tempo: o artigo (A Água.) que colocamos ontem no primeiro endereço acima, foi escrito em 30/08/2.007 Hoje é 23 de março de 2016

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 23/03/2016
Código do texto: T5582430
Classificação de conteúdo: seguro