O homem de dedos escuros

No semáforo, com o sinal fechado, Maria estava parada, quando olhou para o lado e avistou um homem de uns 60 e poucos anos andando entre os carros. Ele tinha algo em uma das mãos, e, quando se aproximava dos carros, ele mostrava o objeto que tinha nas mãos e falava alguma coisa... Como ele andava rápido, logo ele chegou ao lado de Maria e só então ela soube o que ele falava. Ele estendeu o objeto em direção à Maria, mostrando-o a ela:

-Senhora, não tenha medo, não feche o vidro do carro como muitos já fizeram para mim hoje, eu não sou ladrão, sou um trabalhador e estou vendendo o que faço. Veja: esse é o meu “trampo”!

Maria então pôde ver o que o homem mostrava de carro em carro: um produto artesanal, peças feitas de metal.

-Estou vendendo o meu trabalho para comprar alguma coisa para comer.

Dizendo isso ele mostrou as moedas que havia ganhado.

-Só ganhei essas moedas, não dá para nada senhora, preciso de mais um pouco para comprar alguma coisa.

Maria olhou nos olhos dele e viu que o homem chorava

O sinal ficou verde e Maria saiu, com um nó na garganta por não ter tido tempo de ajudar, estava sozinha no carro, nem tinha como pegar dinheiro na bolsa.

Ao chegar ao serviço, ela comentou o ocorrido com as colegas de trabalho, nisso uma delas disse:

-Ele está sempre lá. Você olhou os dedos dele? Ele tem os dedos escuros de usar Crack*. Eu não ajudo mais! São atores, fingem tão bem que você sente pena e dá até o que não tem. Dá medo de que tentem roubar a bolsa da gente, mas creio que nem faz isso porque ali é o mundo dele e ele seria pego.

Para tirar a dúvida Maria passa no mesmo local no dia seguinte e lá estava o homem novamente. O sinal abre no exato momento em que ele se aproximara de Maria, e numa fração de segundo ela olha nos dedos do homem e vê: dedos com unhas escuras como se estivesse suja de graxa, a sujeira enraizada nas unhas os entregaram: Um usuário!!!

*O crack é a conversão do cloridrato de cocaína para base livre através de sua mistura com bicarbonato de sódio e água. É a forma de cocaína mais viciante e também a mais viciante de todas as drogas.