Eu me lembro

Eu me lembro de 64. São recordações doloridas, principalmente porque eu e minha família fomos vítimas de perseguição por parte dos golpistas. Meu pai foi preso porque era comunista e ficou vários meses nos cárceres da ditadura. Nunca mais teve saúde.Fomos discriminados, humilhados,ofendisos e perseguidos, era como se estivéssemos combexiga preta que pegava no vento. Em resumo: sofremosmais do que pitomba em boca de jegue.

Ninguém esquece um trauma. É claro quienãopodemos passar o resto de nossas vidas odiando, remoendo ou mergilhadosnovolume morto da tristeza e da mágoa.

Mas quando vejo os arreganhos golpistas que estão sucedendo no país orquestarados pela mídia fascista e pelos fascistas dando uma lavagem cerebral em muita genteboa que está virando intolerante, inclusive pessoas que conheço e que são minhas amigas e até parentes, eu me lembro do clima de 64, da antevéspera do golpe, daquela intolerância passeatas com Deus pela Liberdade, IBAD, políticos fasciatas agitando, Jango sendo chamado de ladrão pela reação do Oiapoque ao Arroio Chuí, o governo sendo deestabilizado pelos meios de comunocação e pela maioria dos religiosos,nunca vi gostar tanto de golpe como graúdo de religião, e lembrando fico ttriste por que sao muitas as semelhanças. Detalhe:qando Jango caiu, os milicospassaram trêsanos procurando um centavoroubado ou desviadopor Jango. Não acharam. Era tudo mentira. Há algumas semelhanças com a a atualidade: É claro que há. Só um lado fala. E falamal,açulando, caluniando e pregando o quatopior,melhor. Dói muito constatar que as forças vivas da nação está acovardadas. Elas sabem que estão enlamenado as leis, subvertendo o direito,consporcando o ordenamwento juridico,mas se calam. A midia julga e condena, semprovas com base em reortagens mentirosas e sensacionalistas. Omitindo,por exemplo, a lista de Frunas, osmetres,trens de São Paulo, Privataria, merdenda de sampa e o escambau.Lupa só para aumentar o que estáerrqado no governo. E fazem de um tudopara crucificar o Lula, umpresidente que terminou seus mandatos com 80% de aprovação do povo e querido no mundo inteiro. Pecado doLula:não ser da elite quatrocentona de Sampa.

Eu me lemnro,repito, de 64. Não tenho cargos, não tenho mandatos, não tenho bicos, nemminha família, não tenhonenhuminteresse próprioa defender. Sou um aposentado que vive com umaaposentadoria inferior a cinco mil reais depois de 30 anos de serviço. Não quero nada, absolutamente nada, mas nao gostaria de ver a interrupção do processo democrático.

Agora há duas dierenças: l) há umaparcela grande do povo que não aceita o golpe equepode contestá-lo nas ruas,diefrente de 64: 2) asforças armadas ainda não se pronunciaram sobre a crise, paece que os golpistas optarampor tramar com a mídia e o que hádepior na política brasileira,incusive alguns réuis mis sujos doquepau de galinheiro, alémde vagabundos queestão se profissionalizando comomanifestantes, simplesmente não trabalham, só acampam. Resultado: Se houver o enfrentamento aíosmilitares podem intervir,o que não será bom para nenhum dos lados. Nãosou xiita e nem político, mas apenas um velho que tem uma recordação dolorida dogolpe de 64. Por outrolado respeito paca quem pensadierente de mim. Aprendi que ninguém é dono daverdade. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 20/03/2016
Código do texto: T5579866
Classificação de conteúdo: seguro