Aqui na Irlanda não tem carnaval, mas a festa de Saint Patricks’s Day, é como se fosse! Comemorado em 17 de março, é um dia muito importante aqui na Irlanda pois é feriado nacional! Esse festival de três dias celebra o padroeiro católico. Esse sim é o carnaval do irlandês, com direito a desfiles. A cor verde fica espalhada por toda a cidade, e maquiagem no rosto das pessoas. É o único dia no ano, em que vemos pessoas bebendo nas ruas (aqui é proibido…) A cerveja Guinness é a preferida, e o trevo da sorte deixa de ter quatro folhas para assumir as três do trevo irlandês!
 

As festas em homenagem ao Santo, a concentração maior acontece na capital de Dublin, embora Belfast capital da Irlanda do Norte, também festeje a data. Consegui matar a saudade do clima do carnaval do Brasil, e pela primeira vez passei o carnaval longe do meu Recife! Mas nós brasileiros que estamos aqui na Irlanda, não poderíamos deixar de comemorar esta festa tão marcante em nossa cultura, de uma maneira diferente, e garanto que nos divertimos bastante... É como um grande carnaval para os irlandeses!


Quando Saint Patrick's  chegou na Irlanda, conhecido por ter trazido a religião católica, não imaginava que mil e poucos anos depois a celebração ia ser dessa maneira. Nasceu na Grã-Bretanha, mais ou menos no final do século IV. Acredita-se que tenha morrido no dia 17 de março de 461; daí então, a data da celebração. A lenda conta que Saint Patrick nasceu  quando o território ainda estava sob o domínio dos romanos. Ele teria sido trazido para a Irlanda como escravo aos 16 anos. Após ouvir a voz de Deus, conseguiu escapar, e se tornou um missionário  para ajudar a catequizar os habitantes da ilha.


Ainda como parte da lenda, conta-se que Saint Patrick
teria usado um trevo para explicar a Santíssima Trindade, e por isso o trevo seria tão vinculado à sua figura, e visto como símbolo da Irlanda. Mas seu feito mais lembrado, é ter expulsado todas as cobras da ilha,  embora muitos historiadores concordem que a história seria mais uma metáfora, para dizer que Saint Patrick foi a figura mais importante na conversão de muitos irlandeses ao catolicismo.



A crise política brasileira ganha destaque nos jornais daqui de Dublin,
e o Brasil vive um dos momentos mais delicados e perigosos de sua democracia, o clima é de apreensão.  Enquanto o Brasil estiver nessa crise, vou ficar por aqui sem previsão de retorno...só curtido, amando e sendo feliz...[risos]


Dublin/Irlanda 2016
[Lianatins]*Poetisa do Amor*

------------------------------------------------------------
Lianatins
Enviado por Lianatins em 19/03/2016
Reeditado em 11/03/2019
Código do texto: T5578359
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.