Aqui na Irlanda não tem carnaval, mas a festa de Saint Patricks’s Day, é como se fosse! Comemorado em 17 de março, é um dia muito importante aqui na Irlanda pois é feriado nacional! Esse festival de três dias celebra o padroeiro católico. Esse sim é o carnaval do irlandês, com direito a desfiles. A cor verde fica espalhada por toda a cidade, e maquiagem no rosto das pessoas. É o único dia no ano, em que vemos pessoas bebendo nas ruas (aqui é proibido…) A cerveja Guinness é a preferida, e o trevo da sorte deixa de ter quatro folhas para assumir as três do trevo irlandês!
As festas em homenagem ao Santo, a concentração maior acontece na capital de Dublin, embora Belfast capital da Irlanda do Norte, também festeje a data. Consegui matar a saudade do clima do carnaval do Brasil, e pela primeira vez passei o carnaval longe do meu Recife! Mas nós brasileiros que estamos aqui na Irlanda, não poderíamos deixar de comemorar esta festa tão marcante em nossa cultura, de uma maneira diferente, e garanto que nos divertimos bastante... É como um grande carnaval para os irlandeses!
Quando Saint Patrick's chegou na Irlanda, conhecido por ter trazido a religião católica, não imaginava que mil e poucos anos depois a celebração ia ser dessa maneira. Nasceu na Grã-Bretanha, mais ou menos no final do século IV. Acredita-se que tenha morrido no dia 17 de março de 461; daí então, a data da celebração. A lenda conta que Saint Patrick nasceu quando o território ainda estava sob o domínio dos romanos. Ele teria sido trazido para a Irlanda como escravo aos 16 anos. Após ouvir a voz de Deus, conseguiu escapar, e se tornou um missionário para ajudar a catequizar os habitantes da ilha.
Ainda como parte da lenda, conta-se que Saint Patrick
teria usado um trevo para explicar a Santíssima Trindade, e por isso o trevo seria tão vinculado à sua figura, e visto como símbolo da Irlanda. Mas seu feito mais lembrado, é ter expulsado todas as cobras da ilha, embora muitos historiadores concordem que a história seria mais uma metáfora, para dizer que Saint Patrick foi a figura mais importante na conversão de muitos irlandeses ao catolicismo.
A crise política brasileira ganha destaque nos jornais daqui de Dublin, e o Brasil vive um dos momentos mais delicados e perigosos de sua democracia, o clima é de apreensão. Enquanto o Brasil estiver nessa crise, vou ficar por aqui sem previsão de retorno...só curtido, amando e sendo feliz...[risos]
Dublin/Irlanda 2016
[Lianatins]*Poetisa do Amor*
------------------------------------------------------------