O Legado do Pan

Tem-se discutido muito qual o verdadeiro legado do Pan para a cidade do Rio de Janeiro, muitos argumentam que são as obras, outros os investimentos em segurança, há ainda os que afirmam que o Pan não deixará nada de concreto para o Rio, pois não foram feitos os investimentos em equipamentos de saúde e no sistema de transportes. Porém o que todos estão se esquecendo é que o maior e mais importante legado dos jogos para a cidade e para o país, não esta personificado em algo material, mas sim em algo que não pode ser medido, pois é intangível, mas que certamente tem valor maior do que qualquer investimento em uma obra física, e não que estas não sejam importantes e necessárias, são sim.

O que os jogos trazem consigo de mensagem, são o bem mais concreto e o maior legado para esta e as futuras gerações.

O Rio de Janeiro vem enfrentando um câncer que se alastra pela cidade e não escolhe cor, raça, religião, condição e/ou classe social. Vive-se um momento difícil causado pela falta de segurança e também pela falta de referências e exemplos a serem seguidos.

E o que isto tem haver com os jogos Pan Rio 2007?

Numa sociedade que vive um confronto quase mortal entre a moral e os valores, o que é bem e o que é mal, o que é certo ou errado; onde o principal ídolo para boa parte da juventude é uma arma ou os homens que se julgam invencíveis por poder usá-la contra seus semelhantes. Os jogos chegam como uma benção, uma chamada de atenção, uma referencia de bons valores, uma chama de verdade, paz, solidariedade e superação.

O espírito olímpico e o espírito dos jogos trazem consigo mais de 6.000 guardiões destes valores, exemplos para nossos jovens e crianças, e porque não dizer para os adultos. Os atletas olímpicos trazem consigo o ideal de paz, de competição sadia e salutar; o ideal de liberdade através do esporte e de outros meios legais, e o mais importante a referência de que o caminho do bem é o melhor caminho a ser seguido, pois sem este não se pode chegar a vitória e a gloria, que levará-nós a subir os mais importantes pódios que compõem a jornada da vida.

Os ideais de superação que os atletas trazem consigo ao romperem recordes, são uma das mais importantes referências para a vida, para a nossa cidade, e país; pois estes não são somente vistos na hora da quebra de limites, mas também, são uma constate na jornada de vida do atleta, que em sua grande maioria tiveram que lutar e acreditar que poderiam superar seus limites e as barreiras que a vida lhe impunham. Coroando com louros, a crença de que mesmo com todas as dificuldades existentes, vale a pena acreditar e buscar a realização de um sonho, pois os grandes atos da vida são materializados a partir destes, das crenças, dos bons valores e de ações singelas.

Estes homens e mulheres, simples mortais, se tornam divindades ao nos passarem a mensagem de que estes, mesmo tentados por caminhos tortuosos, escolheram o caminho da dor da felicidade, das lagrimas da vitória, e do grito de liberdade. Muitos destes saíram de lugares tristes, violentos, sem nenhuma condição de sobrevivência e deram a volta por cima.

Este é um momento especial para a cidade, um instante de reflexão e de culto aos bons valores que o esporte certamente nos traz como exemplo a ser utilizado em nossas vidas. Um exemplo constante a ser seguido diuturnamente. Uma chama de esperança, de paz, de luta pelo o que é mais importante, a vida e o ser humano.

A chama que ora irá queimar no coração da cidade, é a chama da vida, do renascimento, dos bons exemplos, é a chama que traz a luz aos lugares onde escuridão reina, é a chama que tira dos guetos sóbrios os que antes não teriam um motivo para acreditar em si, é a chama que desperta para a vida, é a chama que incita a paz e que leva a liberdade a todos os que estão presos as trevas.

Neste instante, aceitemos a grande convocação do espírito olímpico, e deixemos a chama que ele nós traz, aquecer nossos corações e contagiar a todos sem distinção, com o exemplo de uma crença e cultura de paz.

Que o exemplo dos jogos e os ideais olímpicos sejam a referência de que tanto precisamos para restaurar nossos valores e crenças na vida, na liberdade e na paz.

André Delacerda Ferreira