Odeio o ódio

Acho que alguns mais adentrados nos anos lembram-se de um filme extraordinário intitulado "Zorba, o Grego", baseado no romance famoso de Nikos Kazantzakis, com Anthony Quinn vivendo o Zorba no melhor papel da sua carreira. Mas não vou falar na filosofia de Zorba, nem na Dança de Zorba, nem na história do filme, mas apenas numa cena em que quase todas as pessoas do vilarejo apedrejam uma viúva. Motivo: o filho de um dos "chefes" do lugar se apaixona por ela, mas nãoé correspondido, o pai dele fica auma fera,odeia a viúva. Então chega na cidade Zorba e o seu patrão, e a viúva se apaixona pelo patrão de Zorba. E... vão para a cama, uma só vez. Alguém descobre e deda ao rapaz apaixonado, ele endoidece de ciúme e se suicida. Resultado: o pai ciulpa a viúva e convence todos os habitantes do lugar a opdiar a viúva, e o verbo odiar é conjugado eu odeio, tu oideias, ela odeia... Todos passaram a odiar a viúva, a sentença de morte é dada e, então, a manada odienta, sem atinar para o por que dessa viongaça absurda, encurralam a pobre da viúva num lugar ermo e apedrejam-na até a morte. Zorba chega tarde e não pode impedir a vendetta.

Quando vejo um comportamento manada, de pessoas boas, algumas até doces, educadas, incapazes de uma maldade, arquivarem sua ternura,sua delicadeza, sua lucidez e se entregarem de corpoe alma a um comportamento manada que não tem finalidade, opção, razão e nem futuro, eu fico pensando na cena do filme Zorba.

Sou um homem velho, doente, ruim de finanças, meio inculto, mas apesar das minhas idéias socialistas nunca segui uma manada, sempre fizrestrições à unanimidade, acho que por isso nunca consegui nada na vida, nemde um lado e nem do outro. E dou graças a Deus por isso. Prefiro ser livre e fiel a minha consciência e a democracia. Jamais vou passar por cima da democracia,não é democracia dos meus sonhos, mas vivi nos tempos daditadura, sofrei nos tempos daditadura, parentes meus sofreram, amigos, eu sei o que é perder a liberdade.

Jamais vou querer ser censor de ninguem e nem criticar quem está empolgado. Sofro calado. Sim,sofro, porque eu sei que isso tudo é sazonal, reflexo de uma campanha massificada e jamais vou deixar de admirar pessoas de quem gosto e admiro. Mas odeio o ódio. Odeio com todo o restinho de minhas pobres forças. Pardón aos meus amigos que pensam diferente de mim. Biva a Democracia. Hasta luego, como diria o Che que dizia que se devia endurecer mas sem perder a ternura, é oque penso. Mas fico com o meu inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 17/03/2016
Código do texto: T5576996
Classificação de conteúdo: seguro