Uma partida de futebol

Uma partida de futebol.

(por Eduardo Felipe)

Estádio lotado parece final de campeonato.

De um lado uma torcida inflamada, cantando, batendo tambores, ou panelas, palavras de ódio contra a torcida adversária; do outro a maior torcida do Brasil, segundo o "censo" de 2014, mas um pouco esvaziada, muitos não gostam de discutir futebol, afinal os "jogadores" estão ricos e nem aí para os torcedores.

Começa o jogo, canetadas de um lado, expulsões do outro, entradas violentas sem ao menos um cartão amarelo.

O jogo tá feio, mas o espetáculo das arquibancadas faz a diferença, para uma torcida não importa gols, vale a pena somente a sacanagem com outro lado. Estão jogando mais, o outro time apenas se defendendo dos ataques ferozes do adversário, parecem todos dopados.

E o jogo continua 0x0, apesar do juiz ter marcado quatro pênaltis duvidosos a favor daquele time que não vence o campeonato há 16 anos.

A torcida do lado de lá, esperançosa, na verdade em polvorosa, têm a certeza que dessa vez o gol sai e o tão sonhado campeonato seja conquistado, não importa que seja roubado, não importa que o Juiz esteja ao seu lado, querem ser campeões, custe o custar.

Como a maioria das torcidas organizadas, o mais importante é sacanear o adversário, nem entendem muito do jogo, mas palpitam como fossem técnicos ou jornalistas renomados. Tipo: eu entendo de futebol, você não.

E o jogo? Gols anulados de um lado e de outro; bolas na trave e tudo, gol legal mesmo ainda não saiu.

A TV que transmite o jogo, só mostra um lado da torcida, provavelmente torce para este time.

Mas o jogo continua, feio ainda, nas arquibancadas a festa também, apenas de um lado, pelo menos é o que a TV mostra.

Pênalti de novo pro time da TV, um lado grita:

"Juiz ladrão, bordoada é solução."

Do outro:

"Roubado é mais gostoso."

A confusão está instalada no campo, parece que vão trocar o Juiz.

Jogo adiado, torcidas nervosas.

No campo como de praxe, jogadores trocam de camisas e se cumprimentam.

Nas arquibancadas, músicas de ódio para os dois lados.

O campeonato não acabou. O jogo será remarcado.

Enquanto isso durante a semana, torcedores dos dois times se digladiam, não fisicamente, Ave Redes Sociais.

Aguardamos a próxima partida

- Esta é uma obra de ficção, qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência.