Tique-tique nervoso

Estou não só surpreso mas espantado com a excitação das pessoas, o nervosismo, a tensão e especialmente uma espécie de surto de intolerância.

Sou um homem velho, vivido, que já viu muita coisa e passou por muiitas dificudades, inclusive no período da ditadura, fui atingido pelo ferrete da intolerância. Admito que sou meio radical nas minhas idéias, mas jmais extrapolo os meus limites. Sempre achei possível conviver com as idéias contrárias. Não tenho nenhuma dificuldade de me relacionar com pessoas que pensam politicamente e ideologicamente diferente de mim. Se discordamos nessas áreas, concordamos em várias outras. Não há porque ceder à intolerância que rompe laços e induz à violência.

Sei que vivemos um momento excepcional e por isso mesmo precisamos de calma e de reflexão. Vejam bem, houve manifestações em todo o país no domingo. Pacíficas, um ponto positivo. Dizem que quatromilhões de pessoas foram às ruas protestar e pedir o impeachment da presidenta. Acredito. Mas não seria bom lembrar que o país tem mais de duzentos milhões de habitantes? Mais: que a manifestação, segundo a Datafolha, foi composta por pessoas de classe média, branca, que não havia o chamado povão? Isso descredencia a manifestação? Não. Mas há que se refletir que não se sabe o que pensa a maioria silenciosa do povo. Outro ponto para reflexão: a mesma Datafolha, recentemente, fez uma pesquisa perguntado que havia sido omelhor presidente do Brasil nos últimos tempos. Resultado: o primeirolugar ficou comLula com 37% e o segundo FHC com 15%, Lula devemais do dobrio do percentual do príncipe dos sociólogos. Isso significa que Lula venceria uma leiação hoje para presidente? Não. Ninguém sabe em quem o povo votaria. Há uma maioria silenciosa que não se sabe o que ela pensa.

Fiquei ainda mais surpreso e espantado com uma atitude deselegante e antidemocrática de FHC hoje. Ele estava dando uma palestra para um pessoal dos seguros (ele pode, Lula não) quando soube da nomeação de Lula para ministro, e teveuma reação intolerante de quatrocentão preconceituoso: - Você nao pode dirigir um país sendo analfabeto. E Lula dirtigiu por dois mandatos e se saiu muito bem, mesmosem ser intelectual. Se fosse Bolsonaro, Frota, Lobão, Ju Issen ou qualquer outro direitista que dissesse isso eu nem ligaria, mas um ex-presidente, alguem que se diz democrata. Ele quis acirrar os ânimos, tocar fogo, verocircopegar fogo. É hora deumentendimento nacional, antes quie o pior aconteça. É hora de cabar esse tique-tique nervoso. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 16/03/2016
Código do texto: T5575837
Classificação de conteúdo: seguro