Feliz dia da Poesia

A poesia nasce de mim ou eu nasci da poesia?

Do encanto de ouvir e entender as palavras pela primeira vez à surpresa de reinventar o sentido e a ordem como se apresentam...

De fato, acho que todos somos poetas, uns ainda aprisionados....Guardam suas metáforas e significações para si mesmos... Outros, já não conseguem mais contê-las em si e despejam como uma represa que foi aberta...

E neste fluxo, escorrem não apenas vivências e emoções íntimas, mas emergem todos os personagens interiores! Na poesia não há regras, nem leis...é um território livre de experimentações! Não há profano e sagrado... Nela tudo existe, consiste, emite e se expressa...A poesia quando lançada, já não nos pertence...Assume vida própria e é interpretada conforme o olhar que a lê ou sente...

Muitos dizem se perguntados: "não sou poeta". Mas a poesia é o encantamento, que torna algo ou uma situação comum em uma experiência única... Quantas vezes, uma flor se destacou de todas as outras? Olhou para o céu e encontrou uma figura desenhada nas nuvens? Quis narrar ou desabafar um dia difícil ou diferente dos outros?

A poesia é a arte do encantamento... Do deleite! Do transbordamento! Da intensidade!

Logo, a partir de agora, mesmo que não possa ou consiga escrever...Verá que todo dia guarda uma passagem única (Rotina não é repetição, repetição é a forma de olhar a rotina)...Seja na cama, na rua ou dentro de si...Na tristeza ou na alegria, na doença ou na saúde, até que a poesia me separe!

Fernando Paz
Enviado por Fernando Paz em 15/03/2016
Código do texto: T5574555
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.