Cronicas de Baltasar 3

Baltasar dizia que todos os homens com um pouquinho de Juízo, jamais deveriam entrar na política, por outro lado dizia também que se os com caráter e honestidade ficassem quietos e não fizessem nada acabaríamos todos a míngua.

Quando era mais jovem, levado por amigos e parentes, resolveu candidatar-se a prefeito de uma grande cidade do Sul do Brasil. Homem de moral, empresário de sucesso, conhecido pelo caráter e honestidade nos negócios, contrário a negociatas de todo tipo, foi eleito pelo voto direto com relativa facilidade. Assumiu o cargo de prefeito sob ameaças de grupos dominantes que até então mandavam por ali. Baltasar não se abateu e não se curvou as forças ocultas que queriam que ele desistisse.

Baltasar nunca foi um homem comum, assim que assumiu o cargo de prefeito, renunciou ao salário, ao veículo da prefeitura, andava com o seu próprio carro e abastecia com seus próprios recursos, um verdadeiro choque de cultura nos políticos profissionais, acostumados a mamar até a última gota.

Impediu que qualquer empresa sua ou de parentes fizesse qualquer negócio com a prefeitura. Colocou as contas em ordem, reduziu despesas, conquistou os funcionários de todas as repartições, era uma unanimidade, um exemplo que escolheu ser desde menino, ele sempre dizia que tudo na vida era uma questão de escolha e que ele havia escolhido o caráter, a honestidade, a civilidade e o amor ao próximo em tudo que colocasse a sua mão.

Terminou seu mandato com chave de ouro, seus exemplos ficaram por ali por muitos anos, os que o sucederam passaram por muitas situações constrangedoras tentando mudar as rotinas bem sucedidas que sua administração implantou no município.

Muitos queriam que ele fosse governador, mas ele já tinha tido a sua dose de política e decidiu escolher outra coisa, administrar sua empresa.

Essa história, Baltasar nunca me contou, ele era um homem extremamente contrário ao auto elogio e muito reservado em algumas coisas. Quando Baltasar foi chamado pelo criador, adormeceu e parou de respirar, simplesmente assim, apagou como uma vela.

Recebi um "clipping" feito pelos filhos, com tudo que foi dito sobre ele em jornais e revistas após a sua morte, nem preciso dizer que ele era uma unanimidade.