As máscaras do ódio

Nunca vi tanto ódio!!! É tanta gente doente de ódio, tanto veneno jorrando que se você não tiver cuidado termina contaminado. A quem interessa que as pessoas se degladeieim, se cuspam, se dispam da cara bonita e transforme seu rosto as vezes naturalmente lindo ou cosmeticamente perfeito em máscaras de ódios? A quem interessa que as palavras de ordem deste meu país hoje sejam palavras de baixo calão e que todos compartilhem sem o mínimo pudor de que seus filhos crianças, pré adolescentes e adolescentes leiam e repita em alto e bom som para os que quiserem e os que não quiserem ler e ouvir. A quem interessa que famílias se enfrentem num embate insano de quem tem ou não razão? Já presenciei tantos e tão comuns amigos em lutas ferozes e no fim me pergunto se foi para isto que houve uma revolução onde tantos morreram, desapareceram, fugiriram, se exilaram e por fim votaram, achando que tudo seria diferente e que o Brasil seria uma nação e diferentemente das ditaduras existentes em outros lugares aqui reinaria a paz. Eu que comecei a frequentar a escola aos 6 anos e depois parei e voltei aos 13 anos porque o meu pai era um operário militante e teve que fugir do Recife, me pergunto hoje como ele estaria enfrentando esse engasgar de ódio que existe em todas as discurssões. Em meus 63 anos já passaei por ditaduras, por pós ditaduras, por democracias (?), mas confesso que dar medo ao ver como as pessoas tratam as outras. Naquele tempo mesmo os mais ferrenhos inimigos políticos se respeitavam entre si e respeitavam os adversários e até mesmo os algozes e vítimas. Havia o respeito entre o humano e o político. Hoje o ódio é expelido de tal forma que se você estiver junto respinga em você. Meu pai sempre disse que futebol se discutia no tapete verde, dentro das quatro linhas e política em qualquer esquina... Duvido se ele hoje discutiria política. Ele não destrataria uma dama, mesmo se fosse da noite, quanto mais a primeira mulher eleita presidente de um país que por infelicidade foi reeleita duas vezes pela maioria da população e que retirada a força da presidencia ou não será e estará sempre nos livros históricos desta nação, se é que vai sobrar nação depois deste destilar de ódios. Que Deus ajude a nação brasileira e que seja qual for o final desta história... Ela seja contada sem que se conte mortos e desaparecidos. Que os filhos voltem para os pais e que os pais voltem para os filhos. Que não haja mãe chorando a perca do seu filho amado e que não haja viúvas sem corpos para velar. Que cantores, autores, poetas, jornalistas, juristas e operários não tenham que fugir por dentro e para fora do seu país e tenham que cantar o hino nacional em terras distantes. Que crianças não voltem a morrer de desnutrição aos montes no nordeste do Brasil e que nenhum homem, mulher ou criança precise trabalhar tendo por alimento feijão com farinha e rapadura nas roças dos grandes fazendeiros. Que crianças não tenham que crescer rapidinho para votar no padrinho dono das terras na qual o pai faz meia para poder pagar no barracão no fim do mes os parcos reais que ganharam a lavrar as terras que deviam lhe dar o sustento; e que as filhas e as esposas dos lavradores sejam respeitadas e não feitas cuncubinas em pleno século 21. Que os homens possam lembrar que se eles lutam e vencem não significa que podem fechar os olhos. Como sempre disse Elis Regina "Por isto cuidado meu bem... há perigos na esquina" Existe sim, perigo na esquina da ganância da prepotência, do desatino e também da oligarquia que nunca aceitaria assim tão facilmente a perca do que ela considera seu por direito. O poder corrompe, não poder também. Que Deus cuide do Brasil e que Deus cuide dos corações e desarme as mãos e faça florescer a luz em ambos os lados.