Cronicas de Baltasar 2

Quando nosso amigo Baltasar nos deixou aos noventa e dois anos e pouco, ficamos um pouco órfãos, de sua presença e dos seus ensinamentos.

Falo no plural de pessoas, pois ele na sua curta vida, transformou muitas vidas com seus ensinamentos, generosidade e humildade.

Baltasar me chamava de Senhor. Quem conhece um pouco das pessoas do Sul do Brasil vão entender esse jeito educado de tratar com as pessoas, mesmo sendo elas, jovens. Baltasar dizia, o Senhor isso o Senhor aquilo, quando Baltasar abria a boca para falar, sorvíamos cada frase como se disso dependesse a nossa vida. Ele tinha muito a ensinar.

Pois bem, Baltasar, em suas conversas comigo, com certeza muitos vão confirmar o que falo, nunca disse sequer um palavrão, nunca apontou o dedo para ninguém, nunca soltou uma imprecação, ele era um homem polido ao extremo. Confirmei essa observação com seus filhos e eles me disseram que uma única vez na vida, viram o pai falar a palavra "Saco", sabe quando uma coisa da errado e você diz "Saco"? Tem um ensinamento mais proveitoso que esse? Ter alguém que te ensina pelo exemplo? Baltasar deu o exemplo e deixou um exército de fãs e seguidores. Em tempo de redes sociais, teria milhões de seguidores.

Quando Baltasar vinha aqui para nossa região, sempre me ligava para eu dar um pulo lá na sede da fazenda que ele tinha aqui. Ficávamos horas e horas trocando idéias sobre assuntos diversos, ele era um grande ouvinte, e não faltavam palavras de encorajamento e histórias de vida maravilhosas. Lembrando de tudo isso, hoje vejo que Baltasar se foi mas deixou muito de si.

Baltasar se foi e sei que foi para os braços do Senhor. Ele não levou consigo, de volta, uma única semente das que recebeu quando veio a este mundo. Semeou-as todas e elas renderam cem por um e mais.

Deixo aqui uma frase de Baltasar: Você já semeou hoje?