Idéia x Idéia= Democracia

Democracia éo regime em que um diz e o outro diz; em que um diz e o outro tem o sagrado direito de contestar. Democracia é o confronto das idéias e não ring de box. Democracia é educação e não intolerância. Democracia é ação e não retórica. Democracia é atitude codiana e não sazonal. Democracia não é demaogia.E nem se consegue viver a democracia sem respeitar as idéias dos outros.

Nenhum democrata pode ou deve menosprezar as idéias alheias, nem pertder um amigo porque pensa ideologicamente diferente dele.

Sou um homem velho, sofrido,vivido, sofri maisque bode embarcado por causa das minhas ideias, mas nunca me transformei num recalcado incapaz de conviver com quem pensa diametralmente diferente de mim.

Estamos vivendo um momento de exacerbação das paixões, o páis estádividido, as famílias estão dividas, a roda de amigos está divivida, o ambiente de trabalho está dividido. E daí? Quecada um defenda suas idéias, sua opinião, sua preferência, mas que respeite o outroque pensa diferente. Não entendo esse ódioincontido, essa raiva latente, esse recalque que viceja em todo canto. Essa intolerância que se apodera das pessoas e faz com elas desfaçam laços de amizade.

Por outro lado, deploro que algumas pessoas por medo do clima tenso e das paixões exacerbadas estejam escondendo suas opiniões.É erro, é dar razão à intolerância.

Hoje via quantas chegou a intolerância, um cara colocou num comentário que o saudoso Educador Paulo Freire, respeitado no mundo inteiro, aquele que ensinou que nãose aprende sozinho, que o homem aprende em comunhão com o próximo, era um pateta. Por quê? Porque que quis atingir a esquera e o Nordeste. Raiva dele?Não, só pena e lamentar que tenha que sua razão tenha sido turvada pelo ódio fascista. O mesmo se dá com o esquerdista radical.

Só há uma saída é entender que ideia x ideia= democracia. Na democracia quembriga são as idéias.

Vou continuar colocando as minhas a arengas defendendo as minhasidéias, mas respeitando todosdosque pensam diferente de mim.Jáestou até sentindo falta de Cithya Fraga que me chamou certa vez de comunistão e eu adorei. Ela rtem as idéias dela e sempre discordou de mim com hmor e argumentos, por que iria sentir raiva? De jeito nenhum, me chama Cithya de comunistão. Agora, tem alguns sujeitos que apelam para a baixaria e para o desabafo pessoal, sem duvida dando vazao a recalques. Esses não sao democratas, são apenas fascistas em compotas. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 14/03/2016
Código do texto: T5573852
Classificação de conteúdo: seguro