Patriotismo ou Ilusionismo?

Patriotismo ou Ilusionismo?

Jorge Linhaça

Creio que uma considerável parcela da população está de tal maneira desolada com o quadro político atual que, na falta de uma abordagem mais consciente, acredita que vestir uma camiseta amarela e participar de manifestações conclamadas pelas redes sociais é o maior ato de patriotismo que podem praticar neste momento.

Por mais que tais manifestações causem uma comoção na sociedade, mormente com o espetáculo circense propiciado pela mídia e o Judiciário, o que parece passar despercebido aos manifestantes é o gasto milionário com essas manifestações.

Algumas pessoas já andam se questionando sobre quais interesses estão por detrás de tudo isso. Os razoavelmente informados, se questionam sobre o porquê de escândalos envolvendo outros partidos (mensalão de Minas, Metrô de São Paulo e tantos outros) não são investigados com a mesma intensidade e pujança que o mensalão do PT e o Petrolão.

Sou totalmente a favor de manifestações contra a corrupção, mas não acho que ela deva ficar restrita a um único partido, mas deve atingir o Chico assim como o Francisco.

Cair no equívoco de que um “roubo é maior do que outro, denota apenas o desconhecimento de um quadro mais amplo. É assim que as pessoas se tornam massa de manobra.

Como disse em meu microtexto de ontem, ninguém explica de onde vem o dinheiro que banca os carros de som, os bonecos infláveis, e sei lá mais o quê.Por certo dos bolsos de quem pretende conseguir alguma vantagem com esse estado de coisas.

Vou deixar claro uma coisa...antes da eleição da Dilma para o primeiro mandato, tive contato com um jornalista político com acesso a informações desse meio. Na época ele me garantiu que, naquelas eleições havia uma combinação para que o PT ganhasse o governo de São Paulo e o PSDB retomasse o governo federal. Como sabemos, nada disso aconteceu...alguém descumpriu o trato, ou ambos descumpriram...o fato é que, a partir dali, acirraram-se os ânimos entre os dois partidos univitelinos (PT, PSDB) começou uma guerra sem precedentes, com a ultradireita se aliando a antigos desafetos da centro-esquerda. A revista partidária da editora Abril, sabe-se lá através de que fontes, começou um massacre sem precedentes contra o partido do governo federal, ao mesmo tempo em que ignorou completamente qualquer escândalo envolvendo o seu partido aliado e mantenedor.

Não estou defendendo partido algum, apenas vejo como má fé investigar a uns a isentar os outros de investigação. São todos, farinha do mesmo saco!

Do jeito que as coisas andam neste momento, a situação não é de luta contra a corrupção, mas, tão somente de favorecimento político ao partido derrotado nas últimas eleições.

Para passar o país a limpo, só vejo um único caminho efetivo. A recusa de todos os brasileiros de votar nas caras conhecidas de sempre. Enviar para o ostracismo todas essas “lideranças políticas” que vem se mantendo no poder desde sempre. O Brasil não vai mudar enquanto a consciência do povo não mudar, enquanto não analisarmos o que acontece, isentos de paixões partidárias.

Ninguém é realmente patriota se se permite ser massa de manobra.