A IMPACIÊNCIA

De uns anos para cá, pelo menos no Brasil, especificamente nas grandes cidades, quase que a maioria da sociedade está ficando cada vez mais impaciente. Não consigo entender ou explicar esse fenômeno, talvez seja a pressa ou estresse que acomete as pessoas. Todo mundo quer ser atendido de imediato e chega até brigar por um lugar na fila, de um banco, de um supermercado, de uma farmácia, ou de qualquer outro comércio. Se está num caixa vai haver troca de funcionário, para horário de almoço, ou para encerramento de turno, não espera, vai para outro caixa, imediatamente.

É um fenômeno da era atual, pois assistindo a algum filme antigo, com cenas externas, o ator quando estava se barbeando com uma navalha e o rosto ensaboado, raspava o rosto sossegadamente e conversava com algum amigo que estava por perto e lentamente pegava a navalha para fazer a segunda raspada, levando muito tempo para terminá-la. Hoje, muitos deixam a barba crescida por falta de paciência para barbear todos os dias.

Essa impaciência, talvez possa levar à tensão, que faz mal para a saúde da digestão e para a circulação sanguínea, causando até hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, afetando toda a circulação sanguínea, principalmente o coração.

Cada um de nós, todos nós precisamos aprender a controlar a ansiedade, seja por disciplina, seja por meditação diária, um tempo de apenas quinze minutos, em silêncio absoluto, que traz uma paz interior, conforme dizem os especialistas do assunto.

Miguel Toledo
Enviado por Miguel Toledo em 14/03/2016
Código do texto: T5573559
Classificação de conteúdo: seguro