O monstro da lagoa

Assisti um tempo desse a uma entrevista de Gilberto Gil em que ele explicou como ele e Chico compuseram a jóia musical "Cálice", música que Gil não cantou, ela foi interpretada por Chico e Milton Nascimento. Segundo Gil,, fizeram essa música na casa de Chico que tinha a vista da Lagoa Rodrigo de Freitas. Mais: que a bebida amargaque aparecena letra era Fernet, só existia essa na casa, e, pasmem, o versoque evoca o mostro que emerge da lagoa foi feito sem nenhuma pretensão apenas porque estavamolhando para a Lagoa, monstro que até hoje todos nós pensávamos ser o fascismo. E era.

Bom, foi do monstro da lagoa que me lembrei quando vi, pela tevê, alguns flashs das manifestações de ontem. Notei que eram composta por um único público: classe média bstante furiosa com o governo e com raiva do Lula, excitada, frenética e num frisson danado, movida pelomassacre 24 horas por dia da midia e dos políticos da oposição. Só que esse mosntroque emergiu da lagoa da mídia e da direita está fugindo ao controle dos seus criadores, a criatura está se voltando contra os criadores. O govrnadorde Sampa, Aecim bafômetro, Martinha boca de caçapa e outros foram escorraçados e chamados de bundões pela multidão enfurecida. Tiveram que fugir. Ovacionado só mesmo Bolsonaro, Caiado e Malafaia. E acima de todos o juiz Moro.

Alguém já leu como Mussolini chegou ao poder? Ou como Hitler se tornou ditador? Leiam a história. Foram multidões de classe média que ensejaram esse poder fascista.

Não custa lembrar algo que é óbvio e ululante: hoje só existe duas forças no Brasil: essamultidão de coxinhas enfurecidos da classe média querendo um regime forte e um resto de sindicalismo e de PT. Os demais políticos estão fora do esquema. Estão rifados. Há outra força, esta maior, a constituída pelos napoleões retintos, os pigmeus do boulevard, o povão, aqueles quenão vão à manifestação mas podem também emergir da lagoa da alienação. E aí?

É hora de juízo, muito juízo. O mostro da lagoa pode emergir e adeus democracia. Oremos. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 14/03/2016
Código do texto: T5573140
Classificação de conteúdo: seguro