DISCURSO SIMPLES ; CURTO, MAS CENTRADO .

Recentemente, fui às exéquias de uma pessoa conhecida de muito tempo, cuja , em especial era vizinha de frente a nossa casa, cerca de quatro a cinco décadas que ela tinha vindo morar com sua família aqui na rua , segundo nossos pais (já falecidos também).

Ficamos bastante consternados pelo o seu óbito,desejando muitas condolências e conforto de D E U S aos seus filhos ; irmã ; sobrinhos; afilhado etc. e preliminarmente um pouco apreensivos, para ser sincero, ,muito apreensivos, pois, correram-se informações de que ela teria se queixado , já na noite da quinta-feira(03/03/2016) de muitos incômodos que lembram um quadro sintomatológico de doenças virais provocados pelo mosquito transmissor da DENGUE, ZIKA e a FEBRE CHIKUNGÚNIA ...

Conforme informações de um de seus filhos, ela teria sido levada à emergência,pelo que entendemos , na manhã da sexta-feira (04)aonde ficou internada , tendo seu estado de saúde se agravado na terça-feira (08/03/2016), vindo a ser sedada e depois intubada ,porém, lamentavelmente veio a óbito na tarde do dia seguinte (09 de março).

Ainda na quarta-feira depois da trágica notícia, eu comentei com as pessoas mais próximas que,o procedimento adotado quando de um falecimento causado por vírus transmitidos pelo aedes aegypti , é de BLOQUEIO com o escopo de reduzir o máximo de possibilidade de disseminação da doença ,que é transmitida através da picada do inseto , o mosquito aedes aegypti e que consiste em visitações dos agente de saúde ambientais em domicílios e imóveis em geral , mormente, na rua aonde ocorreu o falecimento e nas ruas vicinais a esta ,no caso se confirmasse que a morte dessa senhora teria sido provocada pela FEBRE CHIKUNGÚNIA , certamente a unidade de saúde onde ela morreu, emitiria a notificação do óbito para Vigilância Ambiental deste distrito sanitário,que é um dos 08(oito) distritos sanitários do RECIFE,

Esta nossa preocupação foi se arrastando até o velório , no dia seguinte ,10 de março, foi quando um outro filho, o primogênito dessa senhora , mostrou gentilmente o atestado de óbito, a quem interessasse por essa informação naquele local, naquele momento em saber que a causa da morte, se deu por outros agravamentos de doenças ,não transmissíveis e nem contagiosas, não incluindo portanto, a temida CHIKUNGÚNIA...

O objeto de motivação deste texto ,foi um DISCURSO SIMPLES ; CURTO, MAS CENTRADO que um cidadão amigo da família(ao que tudo indica) ,fez na sala de velório ,pouco antes das 16:00 hs(hora prevista para o enterro) e o objetivo deste texto, é sem sombra de dúvida, ressaltar que foi uma mensagem, cuja, de uma certa maneira burilou-se em nossas almas e uma das coisas que mais me chamou a atenção foi quando ele, o cidadão que discursava, lembrou que :"...Que ao longo de uma vida longeva de um alguém, existem inúmeros momentos de desentendimentos e aborrecimentos com vizinhos, etc., porém, não diminui a essência da BOA VIZINHANÇA E a HARMONIOSA CONVIVÊNCIA"...

luteixfil
Enviado por luteixfil em 12/03/2016
Reeditado em 18/03/2016
Código do texto: T5571159
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.