Precisamos ser nós mesmos
“O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons.”
(Martin Luther King)
A frase acima é uma alerta para todos nós e, principalmente para os governos, sobretudo o federal. Pois , com certeza, o assunto é de valor inquestionável, porque uma boa parte do nosso povo, que lastimo a covardia moral. E, por si só, são tão infames, que nada os poderia afetar! E a maior das de todas as covardias consiste em silenciar a verdade, para arrecadar as vantagens que oferece a cumplicidade dos que praticam atos também questionáveis. A maioria dos governantes vivem politicamente e culturalmente com as mentiras. Apesar da verdade geralmente ser perigosa, devemos reivindicar nossos direitos ensinando, na medida do possível, aos que podem ainda aprender a ser um(a) moralista. Mas, quem tem hombridade fica isento de ter medo do perigo. Quando por ventura for impossível falar com dignidade, só é lícito silenciar?
Conheço pessoas que são inimigas dos que não gostam das suas mentiras, a exemplo das propagandas enganosas dos poderosos...
Enfim, termino esta crônica com a segunda estrofe do poema “Inveja”:
Onde há verdade
A mentira se afunda
A verdade fica à tona
Fiteiro Cultural: Um blog cheio de observações e reminiscências – http://josecalvino.blogspot.com/