"COSI È SE VI PARE". Assim é se lhe parece.

A festejada peça teatral de Pirandello é magnífica. Por quê? Pela realidade que se quer e se pensa ver, mas não existe. É a verdade nua vestida de mentira, e acreditada, mas é mentira. Existem momentos que vivemos inseridos em tal “realidade”.

O dramaturgo e escritor tinha a sensibilidade que retrata a realidade do irreal. Dizia:

“O homem está sempre disposto a negar aquilo que não entende.”

“É próprio da natureza humana, lamentavelmente, sentir necessidade de culpar os outros dos nossos desastres e das nossas desventuras.”

“Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade.”

Viver na irrealidade, sem estabelecer bases reais, imputando a outros nossas culpas é o “assim é se lhe parece”, mas aos poucos vai deixando de parecer.

A realidade é inevitável, precisamos compreendê-la,mas acima de tudo, antes, aceitá-la. Para isso necessitamos viver em paz de consciência, estar satisfeito consigo mesmo, requisitos para amar a humanidade.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 10/03/2016
Reeditado em 10/03/2016
Código do texto: T5569935
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.