SOLIDÃO

Mesmo nos dias atuais que existem tantas tecnologias, como televisão, computador, notebook, celulares, há, ainda muitas pessoas que se sentem solitárias, principalmente mulheres, às vezes até as que morem acompanhadas de outras pessoas.

Segundo definição do Dr. Antônio Maspoli, solidão num sentido amplo é: a falta de significado e objetivo de vida, reação emocional, sentimento indesejado e desagradável, sentimento de isolamento e separação, deficiência nos relacionamentos.

Segundo Ellison, 1980, p.29, solidão não é a mesma coisa que estar só, é sentir-se só.

Segundo o Dr. Álvaro Tamayo (1984), o que caracteriza a solidão é puramente o seu aspecto psicológico: é o sentimento de estar só, acompanhado da constatação da separação emocional do outro. É a falta de interação e da comunicação emocional entre um indivíduo e outro ser humano. O outro pode, inclusive, estar próximo geograficamente.

A solidão é um estado psicológico que a pessoa procura se isolar por não se sentir feliz, após sofrer um trauma, que abale muito seu estado de espírito, tais como uma perda de um ente querido, um amigo de infância, uma separação litigiosa, até mesmo uma perda de um emprego que gostava muito e, também pelo estresse. Se esse isolamento for muito longo e se tiver uma predisposição genética pode se tornar uma doença depressiva e se não tiver um tratamento e acompanhamento médico pode se agravar e até levar a morte e que tem acontecido algumas vezes e noticiadas nos jornais e revistas.

Tanto a solidão como a depressão, a pessoa se isola cada vez mais e dificulta qualquer aproximação psicológica afetiva. A ajuda da família é primordial para tirá-la daquele “torpor”, aconselhando-a a procurar ajuda.

Além da prescrição de medicamentos por médico, uma psicoterapia é muito importante. Entrar numa academia para exercícios físicos e a interação com outras pessoas, também faz bem. Prestar ajuda humanitária em asilos, orfanatos, etc. eleva o moral da(o) paciente. Procurar um hobby para se distrair, tirando-a da tristeza, mesmo que seja temporariamente. Procurar a troca de mensagens com pessoas pela internet, é uma outra terapia que também ajuda.

Miguel Toledo
Enviado por Miguel Toledo em 10/03/2016
Código do texto: T5569375
Classificação de conteúdo: seguro