Reis do Recanto (263)
Os dois titãs da leitura seguem se digladiando pela preferência popular, e não dão sinais de trégua. Entre as cinco composições líderes, duas são de Valverde, três de Balbacch, e dá-lhe poesia. Só uma carta é que se insere no meio delas.
Será que se Bilac voltasse e nos desse a honra de sua visita ao Recanto teria igual sucesso? Uma historieta que contam desse que foi chamado o Príncipe dos Poetas Brasileiros, e que acho que já contei em algum lugar cá no RL - e não foi no gênero da poesia - vai mais ou menos assim:
Bilac chegou ao seu alfaiate, Augusto da Paz e para lhe encomendar um terno. Embora amigo, Augusto advertiu a Bilac que só lhe faria um novo terno se ele pagasse os seis últimos que lhe havia feito.
Reputadíssimo pela sua habilidade com as palavras, rimas, métrica e inspiração, Bilac era um desastre com suas finanças. Já havia dado pedaladas de todo jeito e continuava endividado. Mas tanto foi que insistiu, que Augusto se comoveu, mas lhe impôs uma condição. Faria o terno, de graça até, desde que o talentoso vate metesse seu nome numa de suas famosas composições.
Duas semanas depois, Bilac compareceu à cerimônia de premiação de hino de sua autoria. Com o terno de graça, e o alfaiate ao seu lado, ouviram, comovidos - e as más línguas dizem que de mãos dadas - o Salve lindo pendão...
Tenha bondade
Tomás Valverde
Poesias > Esperança 03/03/16 613
CARTA DESPEDIDA DE UM AMOR!
RONALDO BALBACCH
Cartas 06/03/16 540
FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER!
RONALDO BALBACCH
Poesias > Dedicatórias 08/03/16 361
The wall
Tomás Valverde
Poesias > Loucura 03/03/16 313
AMO QUEM NÃO ME AMA!
RONALDO BALBACCH
Poesias > Amor 06/03/16 237