Queria lhe carregar no colo

Maria abraçou a amiga e de repente ela: uma mulher que NUNCA ficava calada descobriu que lhe faltavam palavras para dizer à amiga.

O que falar num momento em que Maria sabia que a amiga sentia enorme dor na alma???A amiga Dalva havia acabado de perder a mãe e Maria fora aquele local de dor, angustia e sofrimento para dar os pêsames... Que sensação terrível: à medida que Maria se aproximava de Dalva ele sentia que emudecia.

Maria abraçou forte a amiga e a saudou como sempre fazia:

-Manaste!

Dalva a olhou e as duas se abraçaram fortemente.

-Mamaste! Ah minha amiga, você nem tem ideia de como estou me sentindo nesse momento, não imaginava passar por essa dor esse ano. Não queria passar jamais por isso.

-Sabe Dalva? Esse é o futuro de todos nós, porém NUNCA, JAMAIS seremos capazes de nos preparar para esse momento. Mas você tem a sorte de poder ficar com a consciência tranquila, pois eu nunca a ouvi falar nada de ruim sobre sua mãe ou seu pai. Você sempre fez o que pôde por eles, você não tem motivos para pedir perdão nem sentir remorsos.

-Tenho sim uma dor comigo Maria: Depois que internei minha mãe, um dia fui visita-la, abracei-a fortemente e disse que a amava muito! Muito!!!Então minha mãe me olhou séria com uma lágrima escorrendo nas faces e me disse:

-Filha, se você me ama mesmo, me tire daqui. Leva-me embora com você. Eu não vou ficar boa, eu vou morrer aqui, me deixe ficar na minha casa, me deixa morrer lá.

-Eu olhei firme nos olhos de minha mãe e disse:

-Não posso mãe, a senhora sabe que não posso. Minha mãe chorou muito naquele dia e voltei para casa desejando tomar minha mãe em meus braços, pega-la no colo como ela muitas vezes me pegou e sair correndo com ela daquele lugar, mas eu não pude, não tive coragem e não podia atender ao pedido dela.

-Tá vendo Dalva? Era algo que não dependia de você, você não tinha o direito de interromper o tratamento dela, mesmo que isso fosse um pedido que ela lhe fazia. Mas você sabe que tudo que dependia só de você, você fez por ela. Certo? Agora você terá que ser forte e cuidar de si mesma para não adoecer e poder cuidar de seu pai. Olhe como ele está: debilitado, triste. Seja forte minha amiga. Agora é seu pai que precisa de você.

-Vou tentar, mas será difícil entrar em casa e não ver ela lá me esperando. O vazio será enorme e a saudade só vai aumentar, não vai acabar nunca! Amanhã cada filho poderá abraçar sua mãezinha, e eu sei que irei sentir inveja deles, pois não poderei mais abraçar a minha. As mães deviam ser eternas, para que a gente pudesse retribuir TUDO que elas fizeram por nós: leva-las pelas mãos, e carrega-las no colo e lhes dar comida na boca se necessário fosse, trocar suas vestes, nina-las para dormir. Ou quem sabe? Contar para elas as histórias que as fazíamos repetir inúmeras vezes incansavelmente.

Hoje queria dizer para Deus:

-Porque não deixaste eu ser mãe de minha mãe?