Livro x internet

Há pessoas que ainda não compreenderam o efeito causado pela tecnologia no hábito da leitura. As pessoas não deixaram de ler. Lêem, talvez até tenha aumentado o percentual de leitores mas por causa da internet. Detalhe: a maioria só lê um texto de no máximo 20 ou 30 linhas. Mais: o texto tem que se prender a notícias, novidades, moda,temaspolêmicos, escândalos, desabafos, pegadinhas e desabafos e extravasamento de frustrações, incluído,claro, a baixaria.

Dói dizer isso, mas é a verdade. Há as exceções, óbvio,admito e louvo essa meia dúzia. Mas mesmo pessoas que antes liam livros impressos e se deliciavam amolegando o livropassando as suas páginas, sentindo o cherinho,marcando as páginas, fazendo anotações, estão migando para os textos suscintos da internet.

Alguns entendidos dizem que o livro impresso sairá incólume dessa escaladada internet. Alguns até citam estatísticas de que aumentou a tiragem de livrios, mas o percentual é insignificante, as livrarias jáestão até diversificando suas atividades, virando lojas de conveniência. Principalmente noBrasil.

Façam uma pesquisa dentre as pessoas que vocês conhecem, pergutem a elas quantos livros elas leram no anoquepassou, mesmo os de auto-ajuda. A maioria vai responder quenão teve tempo, que sólênas redes. Jornais só a parte policial e fofocas das novelas. O resto dos jornais não lêem.

Há mesmo uma crise do livro impresso. Ele nao vai acabar, sempre será consumido por uma minoria.Mas a maioria vai optar pela internet, principalmente os jovens e os textos, repito,não podem exceder 20 ou 30 linhas.É um fato.Indiscutível. É uma pena. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 09/03/2016
Código do texto: T5568330
Classificação de conteúdo: seguro