08 de Março – Dia Internacional das Mulheres

“Eu poderia começar esta crônica dizendo que as mulheres merecem um dia especial porque lutaram pelos direitos civis, conquistaram espaço e colocaram no mundo a feição e a glória feminina numa sociedade patriarcal com suas barbáries cotidianas. Certamente eu iria enaltecer Bertha Lutz, Rosa Parks, Dandara dos Palmares, Luiza Mahin, Joana Darc e todas as outras heroínas que viveram – e deram suas vidas – para deixar seu legado e sua história, fincada nas páginas imemoriáveis do tempo. Mas não, essa nunca será minha pretensão. Pelo menos não hoje.

Minha intenção nesta data festiva e da mesma forma rememoração libertária do que nunca deveria ser esquecido, quero falar das nossas mulheres, guerreiras do dia-a-dia, mães, irmãs, namoradas, professoras, médicas, poetisas, chefes de família, heróicas do anonimato, daquelas que esbarramos no ônibus sem pedir desculpas, daquelas que acordam cedo e encaram a truculência dos ignóbeis, que enchem de alegria lugares outrora insensíveis, que amam, choram, riem, fazem das tripas coração, que mesmo cansadas não negam carinho e atenção, que têm tempo de correr atrás dos filhos enquanto discutem a relação, que dormem pouco, das que nos alegram com seus sorrisos inebriantes, que puxam nossas orelhas para questões óbvias, que aprendem graciosamente com os próprios erros, que se calam para evitar confronto direto mesmo estando certas. São muitas, incontáveis. Eu quero falar dessas, lindas e apaixonantes, que não se importam que seus feitos, embora grandiosos, são sufocados pela invisibilidade paradigmática que não lhes é própria, como muitos acreditam e defendem. Hoje é o dia internacional das mulheres, que devem estar descortinados no véu da história humana, com toda sua plenitude e imensidão, sublimada e desvelada pela beleza da luz que as ilumina todos os dias. Parabéns a todas as musas inspiradoras, de ontem, de hoje, dos eternos amanhãs.”

Parabéns meninas! Feliz Dia Internacional das Mulheres.

Arquiduque de Ignaros
Enviado por Arquiduque de Ignaros em 08/03/2016
Código do texto: T5567554
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.