Sem perder a ternura

A pessoa deve ser veemente na defesa das suas idéias, mas nunca deve perder a razão e nem a compostura. nem renunciar à educação. Há momentos, admito, que é isso é difícil, quase missão impossível,mas é preciso tentar manter a calma porque os embates políticos pssam e a vida continua.

Outo ponto: ninguém deve perder o humor, deve rir até de si próprio. Por que para se tornar um militante de uma causa o sujeito tem que se tornar um chato, um marionete, um pau-mandado, um moleque de recados um repetidor de slogans, um porre? Por que deve perder a sua individualidade? Mais: não pode perder a ternura.Lembrem-se do conselho do Che: "É preciso endurecer,mas sem perder a ternura jamais". Desconfio muito das pessoas que renunciam ao humor, da alegria, da piad, porque a causa necessita de pessoas duras, enfezadas, de mau humor usando freio nas ventas e barbicacho. Acho essetipo de mitante belicoso, intolerante, perigoso.

Sou um homem velho, já vivi muita coisa, já vi muita coisa, já passei por muita coisa, tragoas faces marcadas por nuita coisa. Mas nunca,, na maiores dificuldades, abri mãodos meus sentimentos. Sou casca grossa, nãosou alguem fino, com educação esmerada, fidalgo, sou meio rude, mas convivo numaboa com os contrários. Para mim democrcia não é uma palavra de retórica,mas vivência. Democracia é o regime em que um diz e o outro diz; em que um diz e o outro tem o direito de contestar. É o regime que quem briga suas as idéias.

Sem educação, tolerancia, respeito,humor, alegriae ternura não se faz democracia e não ha exercicio de cidadania, só arruaça e molecagem. Sou um velho avesso a violência emtodos os niveis, mas nao sou covarde. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 06/03/2016
Código do texto: T5565670
Classificação de conteúdo: seguro