Despacho

Fiz parte quando adolescente de uma turma da pesada. Nunca fui santo, graçasa Deus. Armávamos muito, mas não era nada grave, se bem que havia sempre uma maldadezinha imbutida.

Acho que a armação mais engraçada desse tempo foia do "Despacho". Não partiude mim a idéia, sempre fiquei frustrado com isso, fui só um mero coadjuvante. A idéia foi do cabeça da tuirma, o crânio dos nossos, por assim dizer, malfeitos. E´stávamos atravessando uma fase braba, sem dinheiro para beber. Ninguém vendia fiado a gente, uma crise braba. Então o cara bolou uma armação genial, aconselhar um mané a fazer um despacho que houvesse galinha assada, farofa,arroz soltinho e duas garrafas de cana ou de rum. Teria que ser um sujeito que estivesse curtindo um desamaro e fosse bom de grana. Foi aí que entrei com o nome do mané: um carinha que morava naminha rua, ele estava desesperado porque levara chifre da namorada. Era quase noivoe a dona, poke!, se engraçou por outro, um sujeito liso mas sem dúvida bom de pegada. O pai do corno era bem de visa, o corninho vivia abonado. Decidida a a pendência, fomos em comissão à vítima em potencial. Primeiro prestamos nossa solidariedade, metemos o cacete no conquistador barato, mas não na,digamos, leviana. E fomnos em frente, o nosso líder explicou aocorninho ingênuo que a culpa não era da dona, mas de um catimbó que o sujeito teria feito. Que havia um jeito de destruir esse catimbó, e a saída era fazer alguns despachos para Xangô. O corninho grelou os olhos animado: - Será? Aceitando a sugestão o "chefe" explicou como seriam os despachos: seriam cinco, cada um constando de uma cestqa com duas galinhas assadas, farofinha, arroz soltinho e duas garrafas de cana ou de rum. Detalhe: o despacho seria colocado na frente da casa da moça à meia-noite em ponto. Mais: depois de colocado ele nao pderia olhar para trás porque Xangô não gosta de ser visto pegando a cesta do despacho. Se ele olhasse quebraria o encanto. Dito e feito.

Foi tiro e queda, durante cinco dias passamos bem, bebendo e comendo depois da meia-noite. Mas aconteceu algo ainda maishilário e que eu fiquei com medo, eu e o resto da turma, não riam, please, os despachos deram resultado: a dona voltou arrependida para o corninho. Hoje são casados e felizes. Os despachos funcionaram? Não creio, não axccredito embruxas mas que elas existem existem. E Xangô é o rei dos terreiros. Nunca mais usamos essa armação. Não se provoca uma entidade que nem Xangô. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 05/03/2016
Código do texto: T5564085
Classificação de conteúdo: seguro