RECICLAR É PRECISO

Reciclagem é a separação do lixo doméstico de outros materiais como garrafas pets, sacolinhas de supermercado, lata, vidro, e outros ferrosos.

Os locais de lixões estão saturados e com essa separação vai diminuir quase a metade do volume coletados pelos caminhões de lixo.

E povo desavisado, que não se deram conta da necessidade da separação do material reciclável do lixo doméstico jogando-os em qualquer lugar, nas ruas ou qualquer canto, que além de entupir os bueiros, sujar os rios, lagos e até oceanos, causando mortes de peixes e outros animais marinhos, tornando-se criadouro de mosquitos da dengue e de outras pestes e que e que esses materiais descartados, demoram mais de cem anos para se decompor.

O material reciclável, como garrafas pet, papel, papelão, vidros, latas, alumínio, vão se transformar em material de reuso, com custo mais baixo, economia de energia, e maior vida útil dos aterros sanitários, economia também para os cofres públicos dos municípios.

Aqui no Brasil a seleção desses materiais é muito pequena e existe uma pequena quantidade de usinas para processamento. E, com mais usinas poderia criar mais empregos, ajudando na manutenção de muitas famílias, vantajoso em termos econômicos /financeiros para o país com a fabricação de novos papéis, pneus, objetos plastificados, com custos reduzidos.

Nesse sentido está faltando vontade política para a promoção dessa prática de saneamento, que protege o meio ambiente e o nosso Planeta.

Os países da Europa e Estados Unidos reciclam uma quantidade bem maior desses descartados e faturando muitos dólares, aumentando a economia de cada país.

É preciso que nos tornemos cidadãos de bem, não sujando nossas cidades, preservando o meio ambiente e proporcionando ganhos extras para o Tesouro Brasileiro. É muito fácil, usando um saco para o lixo doméstico e outro para os demais (lixos) que a empresa coletora separa para enviar para as usinas.

Que pelo menos nesse quesito poderíamos deixar a classificação de 3º mundo.

Limeira, 18 de Dezembro de 2015

Miguel Toledo
Enviado por Miguel Toledo em 03/03/2016
Código do texto: T5561998
Classificação de conteúdo: seguro