TA INTRANQUILO, TA INSUPORTÁVEL
OPINIÃO: MPB atual
OPINIÃO: MPB atual
No início dos anos 90 estive por nove dias em Recife, a trabalho. Estava na moda por lá ouvir as músicas bregas do pernambucano e finado Reginaldo Rossi.
Na crista da onda surfavam em desfile, os jovens em geral, com àqueles enormes rádios, oriundos do Paraguai, sobre ombros e com os alto falantes colados aos ouvidos. Era o fenômeno explosivo da música do cantor que caiu no gosto dos nordestinos, e que do sudeste para baixo não se ouvia falar. Um modismo que nasceu no seio do povo, ou seja, sem a influência da mídia e suas artimanhas de promoção, como as das trilhas sonoras de novelas, por exemplo. Não demorou muito para que a Globo & Cia. trouxesse o cantor para estes lados, para felicidade dos bêbados, cornos e outros do "gênero", do Sul e Sudeste.
O mesmo fenômeno aconteceu com os milhares de duplas "sertanejas" de passaporte goiano. E, por que fenômeno? Simples. Antigamente era o povo que "corria atrás" dos modismos lançados pela Mídia Radiofônica e Televisiva, mas de uns tempos para cá ocorre ao contrário. A mídia é quem busca "popularidade" no gosto popular.
E, ponho mais exemplos, meus caros leitores: até pouquíssimo tempo não se ouvia falar por estas bandas no cearense Wesley Safadão. Entretanto, li uma reportagem no ano passado em que o Safadão dizia em um trecho da entrevista: - "não sei por que todos falam em crise. Se eu não consegui vencer os contratos para shows, por todo o ano de 2015". Perguntado pelo repórter quanto custava seu show e ele não se fez de rogado: - "300 mil reais por show", respondeu. Então pensei: puta que pariu, nunca tinha ouvido falar nesse cara?! Resultado: trouxeram o famoso nordestino, Sir Wesley Safadão e sua "Forró Music", para o Sul e Sudeste.
Recentemente, como sabem, a última aquisição da Mídia - tomada de assalto do povão - é o desengonçado “cantor” MC Bin Laden, com direito a videoclipe e tudo o mais... O "fanqueiro" não está vencendo atender a todos os convites feitos por programas de televisão. As mensagens desse tipo de composição todo mundo conhece! Portanto, dispensa um comentário específico deste despretensioso escriba.
No entanto, peço-lhes permissão para expressar uma única opinião: em termos de música nosso Brasil, "ta intranquilo, ta insuportável!"