Spotlight: Segredos Revelados

Não acho que o Oscar premie os melhores filmes. Exemplo: Zorba não venceu na categoria filme e nem Anthony Quinn ganhou a estatueta de melhor ator. Casablanca também não, e ene classicos do cinema. O Oscar e o Nobel são premios que sofrem interfrências estranhas.

Estou escrevendo esta maltraçada antes da cerimônia do Oscar, não vou perder meu tempo assistindo essa cafonice. Mas vou dar uma palhinha sobre alguns filmes que estão disputando. Deles assisti apenas três: "O Regresso","Perdido em Marte" e "Spotlight: Segredos Revelados". Se dependesse de mim este último ganharia disparado, melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro e melhor ator coadjuvante e atriz coadjuvante.

É um filme baseado numa história verdadeira: o absuso sexual de pelo menos 250 crianças, adolescentes e até jovens que se preparavam para ser freiras em Boston, EUA. Tudo acobertado pelos graúdos da Igreja, sobretudo o Cardeal de Boston, o Cardeal Bernard Law. Um grupo de jornalistas independentes levanta os casos e consegue provar os crimes. É um filme que honra e dignifica Hollywood. Que fique bem claro que mesmo com a indenização das vítimas, nunca se fez justiça porque ninguém consegue curar os traumas desses crimes hediondos. O Cardeal teve que renunciar mas foi para o Vaticano ocupar uma pasta quando deveria ter ido pra cadeia.

Spotlight é um filme para se assistir e reassistir e, me desclpem a franqueza, esses casos não acontecram só em Boston mas no mundo todo, e para prevenir é melhor que os pais não permitiam que seus filhos sirvam de capachos para padres. Crianças e adolescentes não devem amarelecer em sacristias, mas gozaem os folguedos próprios da idade. uando forem para as igrejas e templos que vão com os pais. Prevenir é melhor que remediar. Com toda certeza. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 28/02/2016
Código do texto: T5558459
Classificação de conteúdo: seguro