O paraíso no caos

Hoje pela manhã assisti um programa sobre o bairro do Vidigal no Rio de Janeiro, o Paraíso em meio ao Caos.

Já explanei aqui no nosso Recanto das Letras sobre pessoas que fazem do Paraíso um inferno, mas com certeza é muito mais construtivo falar sobre pessoas que transformam o inferno em Paraíso.

O passado do Vidigal tem favelas, crimes, violência, poluição desenfreada e o retorno gradual do Bairro ao normal, com o erradicação do que havia de ruim.

Fica latente, assistindo ao programa, que o ser humano é vulnerável ao mal que transforma tudo em Caos, mas que o ser humano tem muito mais forte em si, a centelha divina, essa força do bem que vê conserto em tudo, essa vontade hercúlea de recuperar pedrinha por pedrinha, passo a passo, pequenos passos de cada vez, transformando o Caos em Paraíso.

Os moradores do Vidigal, transformaram o lixo em um lugar cheio de vida e luz, o Paraíso das plantas que atraem os pássaros e alimentam a comunidade, as sucatas viram obras de arte e anteparos para que a vida floresça e cresça transformando a vida de todos.

Para que a planta cresça é necessário que a semente morra, e morrendo gere a vida o alimento e a luz. Nesse momento cabe uma oração para o nosso Brasil castigado por administradores egoístas que o transformam num Caos.

Senhor, Pai de todos nós, nos inspire a plantar as sementes do Paraíso por onde nós passarmos, nos encoraje a ser exemplos de mudança nos lugares onde cada um de nós vive, coloque em nós o motorzinho da realização, nos ajude a recriar o Paraíso em meio ao Caos. Amém.