VOTAR OU NÃO VOTAR?...

Em nossa cidade este ano o Tribunal Eleitoral está recadastrando os eleitores com um novo título chamado de biométrico; a princípio para que não houvesse excesso de procura, o eleitor iria comparecer de acordo com o mês de nascimento. Passados os primeiros meses, Tribunal Eleitoral, independente do dia e do mês do aniversário, deu à alternativa que se poderia agendar pela internet, esta opção facilitaria o procedimento.

No domingo à noite o nosso genro Luiz veio nos visitar, nos contou que tinha agendado no dia anterior e o atendimento foi feito sem espera; incentivou-nos para fazemos o mesmo. Marcamos para terça as 15h00min h. Fomos com a esposa, chegamos um pouco antes do horário marcado; a demora foi até achar o setor da net, feito isto quase de imediato nossa senha foi chamada; após os procedimentos; tirar as impressões digitais dos dez dedos, passando somente álcool, assinatura na tela eletrônica, à foto e o novo título já estavam em nossas mãos, que poderia ser plastificado o que fizemos na saída.

Ao terminar, comentamos com o atendente, que a lei faculta que aos 70 anos o voto não é obrigatório, mas opcional, em razão que nas próximas eleições já teria completado esta idade, porém, afirmamos a ele que exercer a cidadania é um dever cívico, que jamais deveríamos perder o “estímulo” em função da idade, agradecemos e despedimo-nos...

Bem sabemos que ultimamente alguns políticos estão em “baixa”; em atitudes não condizentes com o cargo que foi escolhido pelos seus eleitores, - para decepção destes. - pois há notícias que estão mais envolvidos nos seus interesses pessoais, do que legislar para o coletivo...

A política, via de regra, é um teste de honestidade; primar pelos interesses coletivos, jamais usar o cargo para enriquecimento elícito, é o altruísmo se antepondo ao egoísmo, - causa primária de todas as mazelas humana. -esquecidos, estes que assim agem. - que vieram ao mundo para “servir”, e não ser “servido”; os “talentos” que for concedido é oportunidade rara, de como se comportam diante do mando do poder; que deveria, antes de tudo, visar o bem comum, a fim de termos uma sociedade mais justa, com justiça social, que, refletirá, beneficamente em todos os seus seguimentos; em que o peso da lei, seja regra e não exceções...

Segundo foi noticiado, o Ministério Publica, moveu uma ação, suspendendo os valores dos servidores públicos de Brasília, que excediam o teto dos senhores juízes do Supremo Tribunal: pasmem! A ação foi revogada, pois os “atingidos”, não foram “avisados”...

Como isto pode ser mudado? Através da escolha do voto consciente; quem escolhermos terá que ter capacidade e discernimento para legislar em nosso nome?

Talvez, um dia o voto não será obrigatório, como já o é em alguns países, pois visa à qualidade e não quantidade...

Restando-nos um consolo, o país dia sete de setembro comemora 189 de sua independência, e em quinze de novembro 122 anos de da proclamação da República; diante da história é um pequeno espaço de tempo, e, temos muito que apreender; antes de tão somente criticar os que “estão lá”, convem lembrar que foram eleitos livre mentes por nós...

O processo é longo de “erros” e “acertos”; mas apesar de tudo, acreditamos na inexorável Lei do Progresso, que todos estão subordinados; o “amanhã”, com certeza, será melhor que “hoje”, e, depende de nós para impulsionar estas mudanças; do voto consciente; elegendo políticos honestos em que os seus mínimos atos são direcionados ao bem comum e jamais são voltados aos seus interesses pessoais...

Por último, lembramos um adágio popular: “Cada povo tem o governo que merece”... O regime democrático nos faculta a escolha consciente; o voto em branco ou nulo é estarmos, com esta atitude, menosprezando e não valorizando nossa liberdade de escolha...

No livro; O Livro dos Espíritos, no capítulo VIII, as perguntas 779/785, é referente à Marcha do Progresso.

Baseado nesta magistral obra será lançado um filme, - em exibição nacional no dia 7 de outubro. - “O Filme dos Espíritos”.

Curitiba, 24 de agosto de 2.011 - Reflexões do Cotidiano – Saul

http://mensagensdiversificadas.zip.net Hoje é 27 de fevereiro de 2016

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 27/02/2016
Código do texto: T5556799
Classificação de conteúdo: seguro