O PODER DA PROPINA.
 
Não posso e não devo generalizar. Generalizações são perigosas e colocam todas as   pessoas no mesmo barco. Mas é difícil escolher um partido que não tenha um de seus membros envolvido em maracutaias,  essa gente se vende por qualquer milhão. Alem deles, altos executivos de empresas publicas ou privadas se deixam vender e comprar  nos mares da propina, por preços que eu diria exorbitantes, tudo objetivando o poder e os lucros desmedidos. A propina  é uma prática institucionalizada, ocorre nas empresas onde os compradores passam para os fornecedores preferidos, os preços dos concorrentes. O preferido baixa um real ou centavos e aí esse sujeito ganha a licitação e paga o que eles chamam no meio de comissão. Ninguem escapa do jogo. Imaginem essa comissão nas grandes empresas que fornecem ou compram materiais de toda ordem. Nas empresas publicas, o preço é pago pelo contribuinte, vide a Petrobrás. Até nos condomínios, síndicos inescrupulosos,  pedem  um recibo com valor maior, principalmente se o prestador de serviços, não tem  nota fiscal.Essa  gente não tem o menor prurido na consciência. Para mim, há um componente psicopata na personalidade desses indivíduos, fazem tudo sem o menor remorso, lhes parece tudo natural.É venha a nós  tudo o que pudermos lucrar. Que se dane quem paga a conta. A proprina é uma âncora firmemente plantada na cultura financeira do país.