Variando

...Sair por aí sem rumo. Vadiar. Vagabundear. Procurar lugares que não conhecemos. Fugir um pouco do feijão-om-arroz do cotidiano manjado e chato. Variar.

Qualquer pessoa pode fugir um dia do trivial. Concordo que certamente não irá encontrar nada espetacular. Mas só o fato de procurar, só a sensação de fazer algo diferente, , só sentir o clima dessa traquinagem de coroa, compensa.. Vale a pena sentir, não riam, que estamos fazendo uma espécie de safari de mentirinha.

Parar e apreciar num local distante pessoas jogando dominó e conversa fora, contando piadas, matando o tempo que um dia irá matá-los, pessoas humildes, pobres, mas felizes. Entrar num boteco acanhadoe tomar uma lapada de cachaça da mais popular num copo devidrto de extrato de tomate, jogar fora a porção do santo, cuspir e tirar o gosto com umpedacinho de charque crua, alisar o gato vadio que está na porta do boteco, fazer uma graça para o vira-lata na praça, relembrar num banquinho os bons tempos...

... Entrarnumônibus sem olhar o letreiro do destino e descer no terminal. Dar uma volta, bater papo com as pessoas que não conhecemos, rir, ouvir as conversdas descomplicadas,sem nenhum resquicio de intelectualidades, se sentir povo, gente, massa; Partilhar da simplicidade do povo, enetnder que aquele papo é cultura popular,e mais que cultura, é vida.

Depois pegar outro ôibus e descer uma praia qualquer, daquelas frequetadas pelo povão cujasóias sãofeitas de câmaras de ar de pneus. A praia o oposto do morro, mas tão iguais na simplicidade do povo. Uma prova de que o importante é o todo e nunca uma parte. Sentir o cheiro do mar, ouvir a voz do mar, constatar a forçado mar, o infinito do mar,o do morro é o céu azul. O importante, lembra uma vozinha, étodo, estúpido.

Vagar pelo calçadão, ver as pessoas andando, falando, paseeando e se amando, a vida pulsando como as ondas do mar.

... E depois escurece, seucoração começa abater no ritmo da timbalada, véio tem medo da noite, aí você cria juízo,chama um taxi e volta para casa para se fechar, recolhe-sse a sua cela satisfeito por ter por alguns momentos fugido do tpedio do cotidiano. Você se estira na cama e dorme. Talçvez sonhe com o safari de mentirinha, e nosonho, quem sabe, você acrescenta umapiada do irreal.Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 20/02/2016
Código do texto: T5549917
Classificação de conteúdo: seguro