QUAIS AS RAZÕES DA CRISE?

“O princípio moral é um título menos lucrativo do que os juros financeiros.” *

Os diversos meios de comunicação, constantemente tem abordado, a questão da crise financeira mundial, que eclodiu repentinamente em setembro de 2008, colocando em pânico a economia de quase todos os países do globo. Economistas de renome dão suas opiniões tentando esclarecer e dar os motivos da turbulência econômica, que indiretamente a todos afeta. “Nosso Presidente, também deu sua opinião; dentro de sua simplicidade, porém, com muita objetividade”: as Bolsas de Valores não produzem um botão, um alfinete, entretanto manipulavam valores 50 vezes a mais do que todas as riquezas produzidas por todos os países reunidos na economia mundial.”

Isso nos dá à impressão que muitos gastavam além de suas possibilidades, chegando a um patamar insustentável, - por exemplo: a super valorização dos títulos imobiliários americanos que foram vendidos aos bancos asiáticos e ao mercado europeu e aos próprios bancos de seu país de origem. – aonde a realidade veio à tona... -

Após uma crise, se reavalisa conceitos e valores; durante um longo período, havia uma corrente econômica que tinha por suas bases que o Estado deveria delegar ao setor privado a atuação em todos os setores da economia, - nosso país, em governos anteriores, seguiu a risca com as privatizações, este era o conceito Neoliberal, entretanto, esta doutrina econômica, teve totalmente os seus paradigmas ficarem sem validade, pois o Estado socorreu os Bancos e as Empresas para que não chegassem à falência, onde a doutrina econômica do livre mercado não funcionou...

Nosso país está sentindo menos esta crise econômica mundial em razão das medidas governamentais beneficiando vários setores de produção diminuindo os impostos, e deste modo incentivando o consumo. Entretanto, as empresas que tinham suas produções direcionadas ao mercado externo, estão sendo mais afetadas.

Em função de nossa vivência, já atravessamos por várias crises econômicas; isto nos faz voltar ao início de nossas atividades profissionais; o primeiro emprego de carteira assinada, primeiro talão de cheque, - Banco Itaú. –onde ficamos oito anos, mais tarde passamos como correntista da Caixa Econômica, nos fixando no Banestado, onde o cliente após certo período era “agraciado” com um cheque especial, - Super - Cheque-. Que na época dava “estatus”, constava o limite do cheque por folha, com a data da abertura da conta e o telefone do cliente, prática mais tarde totalmente abolida, em face da violência urbana, que dava seus primeiros passos para não por em risco os valores dos clientes; na realidade estes valores disponíveis em nossa conta, era um incentivo para gastássemos mais do ganhávamos; na epoca, como hoje é preciso ter cautela com esta prática, todavia quantas pessoas pelos mais diferentes motivos fazem uso de seus limites pagando pesados encargos financeiros que dificultam enormemente o equilíbrio de suas finanças...

No final destas Reflexões, iremos mencionar algumas célebres frases sobre um eminente Presidente Americano, que neste ano completou o bicentenário* de sua missão aqui na Terra, que dava seus parecer na complexa questão econômica, ontem como hoje, estão tendo a sua validade e praticidade...

Apesar disto, a nação mais rica do mundo, estão enfrentando um déficit público, de trilhões de dólares, valores que não conseguimos imaginar o montante dessas cifras... Contrariando totalmente aquilo que fora dito, com muita sabedoria, sobre as questões econômicas, a quase cento e cinquenta anos aos Governos e aos governados...

Este personagem, foi um missionário que cumpriu arduamente com sua missão; ao abolir o fim da escravatura em seu país, enfrentou uma nação dividida numa terrível guerra entre irmãos, com chagas de difícil cicatrização, dias antes de ser assassinado num teatro, teve através de um sonho, a premonição de sua própria morte, descrita aos familiares e aos colaboradores mais diretos, fato que dias depois, para espanto de muitos foi confirmado... O nome deste marcante personagem americano é * Abraham Lincoln, que deixou a roupagem física aos cinquenta e seis anos, porém, com certeza apesar deste pouco período de existência terrena cumpriu com a relevante missão que lhe competia, estes duzentos anos de seu nascimento, de minha parte não lemos nada a respeito, mas é uma personalidade de grande importância, que renasceu para somar com mais luzes, o difícil caminho percorrido pela nossa sofrida humanidade.

Para encerrar nossas Reflexões do Cotidiano de hoje, transcrevemos as nove frases, deste eminente pensador, cujo conteúdo apesar serem escritas a quase cento e cinquenta anos atrás, tem a sua total validade nos dias atuais, para os Governantes e governados:

“Não criarás a prosperidade, se desestimulares a poupança.”

“Não fortalecerás os fracos por enfraquecer os fortes.”

“Não ajudarás o assalariado, se arruinares aquele que paga.”

“Não estimularás a fraternidade humana, se alimentares o ódio de classes.”

“Não ajudarás os pobres, se eliminares os ricos.”

“Não poderás criar estabilidade permanente, baseado em dinheiro emprestado.”

“Não evitarás as dificuldades, se gastares mais do que ganhais.”

“Não fortalecerás a dignidade e o ânimo, se subtraíres do Homem a iniciativa e a liberdade”.

“Não poderás ajudar aos homens de maneira permanente, se fizeres por eles aquilo que eles podem e devem fazer por si próprios.”

• Abraham Lincoln, (12 de fevereiro de 1809-15 de abril de 1865) foi o 16º sexto (1861-1865) presidente dos Estados Unidos e primeiro presidente do Partido Republicano dos Estados Unidos.

• Dados compilados da Wikipédia Reflexões do Cotidiano - Saul

Curitiba, 24 de junho de 2009. Hoje é 20 de fevereiro de 2016

http://mensagensdiversificadas.zip.net

Disponível em:

<commons.wikimedia.org/wiki/File:Abraham_Lincoln...>

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 20/02/2016
Código do texto: T5549468
Classificação de conteúdo: seguro