Expectativa dos outros

Para começar esse nosso diálogo, nada melhor do que falar sobre expectativa, afinal você teve alguma clicando esse link ou foi por engano para ler..

Eu não sei você, mas eu tenho um problema com a expectativa de algumas pessoas sobre mim, não sei o que acontece, mas algumas pessoas, às vezes, me fazem querer o oposto do que elas esperam.

Um exemplo disso é meu pai, amo meu pai, mas ele tem uma mania de dizer que passo muito tempo no computador, que eu devia estar tocando violão, porém algo no tom de voz dele, no modo como ele fala, faz com que eu só sinta vontade de fazer pirraça, sim, pirraça, sei que é muito maduro da minha parte.

Algumas vezes eu até tenho a intenção de tocar violão ou cantar ou fazer outra coisa, mas quando ele chega com esses “conselhos resmungados” eu fico rebelde e cruzo os braços.

Todavia, não é apenas com meu pai que isso ocorre, algumas pessoas têm certas expectativas sobre mim e eu muitas vezes acabo fazendo o oposto apenas para não dar satisfação a elas!

O problema é que acabo por não fazer o que realmente quero, ou de dizer o que realmente sinto apenas para contrariar alguém, muitas vezes indo longe demais.

Certa vez, eu fiquei sem falar com um amigo meu por mais de dois meses só por causa de uma discussão boba, embora eu estivesse morrendo de vontade de falar, contudo não me rendia! Eu sabia que ele esperava que eu desse o primeiro passo então eu não cedia!

Sei que não sou o único que faz isso, quantas vezes você já deixou de fazer algo que queria só para não dar aquele gostinho àquela pessoa que já esperava essa reação de você.

Talvez a culpa seja de um orgulho exacerbado, que muitas vezes confundimos com dignidade, embora andem lado-a-lado, são coisas bem distintas, orgulho demais pode te isolar do mundo e das pessoas e inclusive diminuir a sua dignidade, orgulho demais não te deixa ver quando é necessário ceder para ganhar lá na frente.

Já a boa dose de dignidade pode ajudar o equilíbrio entre ceder e lutar, confesso que eu mesmo ainda não sei manipular muito bem essa balança, o que posso dizer é que se estou insatisfeito devo lutar, e se estou obstinado, com sangue nos olhos, pensando mais no que os outros vão dizer talvez seja a hora de resignar e ceder.

Djair Barros
Enviado por Djair Barros em 20/02/2016
Código do texto: T5549287
Classificação de conteúdo: seguro