JOVENS OU VELHOS?

JOVENS E VELHOS

Quais são os jovens e quais são os velhos?

Jovens são todos aqueles que no alvorecer da vida, trilham com decisão, ou determinação, com sabedoria, com prudência e com obediência. Estão cientes de suas inexperiências, convictos de que terão muito que aprender na vida e tirar tudo de bom que ela oferecer, espelhando-se nos que já viveram muito, que têm bastante experiência, que sabem discernir o certo do errado, o que tem que fazer para ter uma existência vitoriosa,com honestidade e, sobretudo muito estudo e trabalho, aprenderam com a derrota ou desacertos, para, enfim, conseguir a vitória. São, também jovens aqueles que, embora, tenham adquiridos muitas experiências, ainda que, tenham rugas no rosto, cabelos brancos, com o corpo fraco, mas com a mente forte e determinada, não se deixam abater, fazem longos projetos futuros, vivem com prazer, pensam e agem como jovens, vestem-se como eles, têm ótima relação com os jovens e respeito por eles e brincam como eles. Acompanham com naturalidade a evolução e a modernização da tecnologia, da ciência, da educação, e o desenvolvimento como um todo.

Os velhos são aqueles que no crepúsculo da vida e com todas as experiências adquiridas, nas vitórias e nas derrotas, deveriam orientar, ensinar os que estão no limiar da existência e que ser jovem não é, apenas, ter poucos anos de idade e que a juventude pode durar por toda vida.

Velhos são, também, os jovens que não têm sonhos, não almejam nada, não têm qualquer ambição, não têm entusiasmo e perspectivas, são alheios ao progresso em todas as áreas das atividades humanas, vivem no ócio e comungam com o pensar dos considerados velhos Acham tudo difícil e impossível de fazer quaisquer tarefas ou transpor obstáculos, vegetam, inutilmente, choramingando, auto-miserando e lamentando-se de ter nascido.

Miguel Toledo
Enviado por Miguel Toledo em 19/02/2016
Código do texto: T5548117
Classificação de conteúdo: seguro