Sociedade Líquida

Passei pela feira e vi lindas rosas na barraquinha, "quer comprar, moça?"

Fiquei a pensar: não se pode mais admirar as coisas, que temos que comprar?

Nas calçadas, não podemos andar, que as pessoas vendem de tudo, e perguntam: já tem cartão? Venha fazer o seu cartão! E eu penso: Eu quero somente passar!

Hoje tudo se compra, tudo se negocia, nunca lhe dão algo, nunca estão a lhe oferecer, mas apenas vender.

Quais são os valores que temos para dar?

Existem valores, sim, monetários!

Vi algo raro essa semana: um senhor, que trabalha na padaria, deu comida para um menino que estava pedindo esmola. Isso é caridade!

Talvez essa palavra esteja tão cheia de poeira quanto a Bíblia de muitas pessoas.

Se a sociedade é líquida, como diz Bauman, é porque ela não é "sólida"! Ela escorre entre os dedos, escorre para os bueiros, tudo se dissolve tão rápido, que amanhã já não sabemos quem nós somos e de quem nós esquecemos.

É um consumo que nos consome. Nós estamos nos diluindo. Perdemos os valores morais, mas temos os valores materiais.

Quero ainda ver rosas nos jardins e não apenas nas feiras. Quero ver abraços sinceros sem querer algo em troca. Quero ter a amizade que tudo espera e tudo suporta. Isso é amor, pois amar de verdade é tão além da nossa imaginação!

Quando olharmos mais para o céu e esquecermos por um minuto que temos dinheiro no bolso, quando esquecermos o celular em casa e andarmos na rua sentindo a vida, talvez encontremos boa parte da solução dos nossos problemas.

Uma coisa é ter a necessidade e outra é ser escravo de algo ou de alguém. Que tipo de liberdade você tem? Pense nisso. Penso que irão dizer: "Mas, estamos envolvidos no processo e todo mundo precisa de dinheiro para sobreviver". Tudo bem, porém não precisa deixar de trabalhar para mudar a sua consciência, ou pelo menos, usá-la.

Rosilda Pessoa
Enviado por Rosilda Pessoa em 17/02/2016
Reeditado em 17/02/2016
Código do texto: T5546742
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.