Identidade

Muita gente fala do samba, mas pouca gente conhece a sua história. Por exemplo: o samba não nasceu no Rio, ele veio da Bahia para o Rio de Janeiro. Mais:ele não nasceu no morro. Subiu pro morro por causa da perseguição da polícia aos sambistas. As noitadas de samba e de macumba como eram chamadas só podiam ser feitas nos morros. O sambista era um perseguido pela repressão.

Um dos maiors sambistas, que dificilmente é lembrado, foi João da Baiana, cantor, compositor e instrumentista. Seui instrumento era o pandeiro. Foi ele quem introduziu o pandeiro no samba. OPs que se intyressam pela história do samba deviam ouvir as músicas de Joaão da Baiana, principalmente, "Batuque na Cozinha", "lamento de Xangô" e "Nanan de Baroque". Nelas está o samba original, sua essência, sua raiz, que tem mundo do samba de roda, samba de côco e da embolada. João da Baiana tocou muito com Pixionguinha e os Os Oito Batutas.

É interessante lembrar que no tempo da perseguição policial, qujando era jovem, ele foi muito perseguido e preso. A polícia não queria saber, fosse sambista a ordem era encanar. Certo dia, depois de uma prisão, ele se encontrou como célebre político gaúcho, o senador Pinheiro Machado, que ele conhecia. O senador perguntou pelo pandeiro, ele afirmou que havia sido preso e a polícia confiscara o pandeiro. O senador pergntoi se fora alguma bagunça, ele afirmou que fora apenas uma tocata numa noitada. Resultado, o senador mandou fazer um novo pandeiro. Quando ficou pronto ele escreveu no couro do pandeiro: Este pandeiro pertence ao cidadão João Machado Guedes, é o seu instrumento de trabalho e, doravante, sua identidade. a) Pinheiro Machado. Desse dia em diante João da Baiana não foi mais preso. O causo é verdadeiro e faz parte da história do samba. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 17/02/2016
Código do texto: T5546587
Classificação de conteúdo: seguro