O BRASIL VOLTA AOS TRILHOS... (Com algumas divagações).

Ontem assistindo o jornal da noite * foi mencionado que a malha rodoviária do país é de 61000 km e que 65% requerem conservação e reparos que chegariam astronômica cifra de 183 bilhões de reais e que o PAC investiria 13% deste montante...

Este é o elevado ônus que a Nação paga em razão em que em décadas passadas, - O Brasil não construiu novas ferrovias desde as décadas de 1950* e na década de 60 priorizou o transporte rodoviário. – não seguiu o modelo em que à maioria dos países põe em prática o equilíbrio entre os dois importantes meios de transporte Rodoviário e Ferroviário, sendo que este último é mais vantajoso em função de menos custos de manutenção.

No início da segunda década mencionada, nos lembramos que quando fomos cumprir com nosso dever cívico, - servir o Exército na PE - no Rio de Janeiro, o nosso meio de transporte foi o trem; é evidente que a viagem foi cansativa; três dias e um noite; mas se naquela época houvesse vontade política deste secular meio de transporte poderiam ter sido aprimorados com mais velocidade e conforto aos passageiros...

A opção que os nossos Dirigentes, priorizando está modalidade de transporte; rodoviário ao ferroviário e após quase seis décadas desta prática se conclui que uma modalidade jamais deveria vir em detrimento da outra; mas, aperfeiçoando-as, escolha, aliás de muitos países, como a França por exemplo, que possui uma malha ferroviário de 45.000 km.* , comparando com a nossa extensão territorial, cujo o aproveitamento da malha ferroviária não vai muito além de 16000 km...*

Felizmente a um despertamento do Governo atual, para reativação deste importante meio de transporte; estão sendo projetados e construídos novos 11847 km de novas malhas ferroviárias**, retornando a Nação aos trilhos do progresso; deste importante setor de transporte, com destaque aos 510 km. Do Trem Bala, entre Campinas e o Rio de Janeiro...

Durante os anos 80 e nos seguintes o Neoliberalismo; foi colocado em prática cuja na sua essência defendia que todos os setores do Estado deveriam ser privatizados e o próprio Mercado faria sua acomodação; baseados nesta Doutrina Econômica houve uma onda de privatizações, dentre elas o setor ferroviário; - anos 90. - era outorgada a iniciativa privada, na condição de Aluguel de Malha; por 30 anos com renovação de mais 30* - por que não 10 anos?- neste período já daria para se fazer um analise dos benefícios ou dos malefícios do sistema colocado em prática.

Na maioria das malhas ferroviárias se optou por não se transportar passageiros; - não davam lucro; dá para acreditar? - muitos tradicionais ramais foram abandonados; alguns Estados estão propensos a assumirem e reativa-los; é o que temos ouvido nos Estado do Sul do Brasil e os Estados voltarem a exercerem o seu verdadeiro papel, os interesses públicos devem estar acima dos privados...

Em nosso Estado, foi construída a FERROESTE, em parceria com o Governo Estadual e Exército Brasileiro; - 248 km.1992-1994 entre Cascavel e Guarapuava..- também não escapou da privatização; quando o Governo que a construí retomou um novo mandato, conseguiu na Justiça o direito de retomar a ferrovia, em função de má probidade administrava da outorgada...

A história das ferrovias brasileiras é uma epopeia de sacrifícios até mesmo de vidas, afim de que elas fossem concretizadas; - caso marcante da ferrovia Madeira-Mamoré. - competência de nossos engenheiros; referimo-nos a monumental obra de engenharia dos irmãos Antonio Rebouças e André, na construção da ferrovia que liga Curitiba a Paranaguá; pois segundo afirmações de muitos especialistas, até mesmo europeus, seria impossível uma ferrovia atravessar a Serra do Mar... Glorioso projeto e execução destes dois incomparáveis engenheiros brasileiros que conseguiram vencer o desafio que parecia ser instransponível...

A Doutrina Neoliberal apregoadas por economistas de renome e executada por inúmeros países a risca, caiu por terra no mês de setembro de 2008, com sua avassaladora crise econômica; caindo o mito cultivado há décadas: que o próprio mercado a tudo acomodaria; e que o Estado a tudo deveria delegar; para que a crise não atingisse proporções que fugissem completamente do controle; quem veio em socorro? O Estado socorrendo a iniciativa privada a indústria e o sistema financeiro; Ele deve ser o divisor das águas do egoísmo exercido por grupos que somente visam o lucro.

A Nação que delega pontos chaves de sua economia; Saneamento Básico, Setor de Energia Elétrica; - em nosso Estado, por vontade política do nosso Governador, hoje licenciado. – as duas Empresas Sanepar e Copel, por um verdadeiro “milagre” não foram privatizadas; as duas são modelos de administração e eficiência e com lucratividade, mantendo programas que beneficiam a população com menos poder aquisitivo; com tarifas extremamente baixas, e nem por isto deixam de ter rentabilidade, aplicando estes recursos para novos investimentos... o setor de petróleo; - felizmente a Petrobras; o Governo têm ações majoritárias que permitem sua administração; que permitiu a descoberta do petróleo que estão abaixo da camada do Pré-Sal, que permitirá a Estatal gerar uma riqueza de valores incalculáveis; que parte dela virá em benefício para melhorar o próprio nível de vida dos brasileiros...

Rodovias; - várias rodovias foram entregues as administrações privadas no nosso Estado foram feitos Contratos por 24 anos, com pedágios altíssimos; com adesão de novas concessionárias pode-se fazer uma comparação num trecho equivalente, o nosso é mais de l000%, mais caro! O Governo tentou vários recursos para baixar estas tarifas, porem a justiça determina que os contratos sejam cumpridos... - Ferrovias, e a total entrega dos setores de Telecomunicações; - este setor foi totalmente privatizado; o Governo não teve a cautela de deter certo número de ações, que permitissem interferir nas políticas econômicas das Empresas; foi posto em prática um constante aumento de tarifas e a defasagem dos salários dos empregados dos setores; com certeza se a Estatal tivesse adotado estes critérios teria a expansão mais rápida da Telefonia Fixa e dos Celulares... - se corre o risco de serem reféns de poderosos grupos econômicos, cuja meta principal é o lucro a qualquer custo, não se importando se esta atitude; - envolvida pelo cultivo do egoísmo exacerbados. - vier em detrimento da maioria da população.

Estamos talvez evidenciando uma “nova era”; a globalização palavra tão em voga no momento; os maiores lucros em decorrência da mão de obra barata de “lá”, põe em teste o grau de patriotismo de cada país: Devo afluir de mais lucros em detrimento da mão de obra “daqui”? É a prova do egoísmo que externará os níveis de cada ser; de cada Empresa: Com que estão preocupados, em tirarem maiores vantagens comerciais?

Mesmo que venha em detrimento de seus países de origem?

Deus, em sua Infinita Sabedora, dá a cada um o livre arbítrio, porém isto não os isenta de nossas responsabilidades; o que fazemos com os “talentos” que o Senhor nos delegou? Usamos mais em nosso benefício, ou em prol do nosso próximo?

Que a consciência de cada um possa responder...

.* Rede Globo

* Dados compilados do Google

Curitiba, 25 de maio de 2010- Reflexões do Cotidiano- Saul

*Hoje é 16 de fevereiro de 2016

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 16/02/2016
Reeditado em 16/02/2016
Código do texto: T5545287
Classificação de conteúdo: seguro