Ler, um Hábito Salutar II
Em virtude do grande sucesso de leitura do texto- Leitura, um hábito Salutar, e conforme a observação de uma pessoa cadastrada no Recanto das Letras, sobre o preponderância da máquina “computador” sobre o livro, resolvi fazer um paralelo sobre o campo de atuação de cada um.
Acredito que os dois se completam:
O computador é uma ferramenta utilíssima nos tempos atuais e se modernizando cada vez mais. Existiria um verdadeiro caos se essa máquina maravilhosa não existisse, pelo seu largo e disseminado uso mundo a fora. Nele há um manancial de dados, de programas e de conhecimento. Portáteis e fáceis de transportar “ à tiracolo”, existem o notebook, o tablete, o celular e o smartphone. Todos esses modelos menores viraram uma febre nacional e mundial, principalmente entre os mais jovens.
Por outro lado, o velho e amigo livro, fazendo sucesso desde a invenção da imprensa por Gutemberg, em 1450, vem encantando e instruindo todas as gerações.
Foi e é um transmissor da cultura em grande escala, abarrotando livrarias, bibliotecas, salas de aulas, em entidades públicas e particulares, difícil de enumerá-los. Existem os livros didáticos, específicos para o ensino e os destinados a pessoas românticas, com belas histórias de “mocinhos e de vilões” que em quase todos os lares existem nas cabeceiras das camas para leitura diária, de lazer que antes de dormir refrigera a alma e traz um sono repousante e reparador, ou numa tarde fria de inverno, numa cama com os pés cobertos com uma manta grossa, livro às mãos e um chazinho ou cafezinho quente complementando a atividade prazerosa da leitura.
Há ainda aquele exemplar recebido de presente de uma pessoa especial, numa data também especial, com dedicatória, que é guardado com muito carinho pelo resto da vida e que tem um valor inestimável e, sobretudo sentimental.
No aspecto cultural o Brasil está muito atrasado dos centros culturais desenvolvidos do mundo, com poucos Museus, Teatros, Escolas de Artes, Academias de Letras, Galerias de Arte, Centros Culturais e outras mais...
Também no ensino o Brasil ocupa as dez últimas colocações em matemática, ciência e leitura, o nosso currículo precisa ser revisto para que o ensino como um todo avance.
-----------------------
Oh! Bendito o que semeia livros... Livros a mão cheia... E manda o povo pensar! O livro caindo n’alma. É germe – que faz a palma. É chuva -- que faz o mar.
Poesia- O Livro e a América- Castro Alves.
Limeira, 16 de Fevereiro de 2016